FecharX

Projeto agroflorestal é implantado em Brumadinho e beneficia moradores locais

Iniciativa recuperou área degradada e fortaleceu a sustentabilidade socioeconômica e ambiental



Créditos da imagem: Divulgação
Main photo  2
Redação
28/01/21 às 20:20
Atualizado em 28/01/21 às 20:20

O projeto “Sistemas agroflorestais em rede em Brumadinho”, criado pela Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental (Arca Amaserra), implantou uma nova tecnologia de agricultura regenerativa na região da Serra da Calçada, no município de Brumadinho. A iniciativa é a primeira instalada em campos de altitude no Quadrilátero Ferrífero, a mais de 1.400m de altura, onde as pessoas acreditavam que a terra não produziria alimento orgânico.

Por meio do sistema agroflorestal, técnica de manejo da terra na qual se combinam espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com hortaliças, a associação conseguiu recuperar 120m² de terra e atendeu 24 famílias, fortalecendo a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da região.

O projeto viabilizou, em 2020, a realização de cursos de capacitação práticos e teóricos em sistemas agroflorestais e beneficiamento de produtos.

A iniciativa foi vencedora da edição 2019 do edital “Ideias para um Mundo Melhor” da Coca-Cola FEMSA Brasil e conta com apoio do condomínio Retiro das Pedras e dos alunos e professores do Novo Mundo de Yacarantã.