Projeto combate a gordofobia e empodera todos os tipos de corpos no carnaval de BH

O Rolê de Peso vai invadir a folia belo-horizontina com uma mensagem importante para acabar com a ideia de padrão estético

Créditos da imagem: Izabella Carvalho
Júlia Alves
19/02/19 às 18:37
Atualizado em 26/02/19 às 00:39

Um projeto de BH quer mostrar que todos os corpos estão prontos para curtir o carnaval. Pautado pelo empoderamento e pela contínua luta contra a gordofobia, o Rolê de Peso, como foi chamado, será um encontro para a exaltação de pessoas de diferentes pesos, gêneros, etnias e orientações sexuais. O evento terá sua primeira edição neste sábado (23), das 16h às 22h, no Bar Santa, no Horto.

Continua depois da publicidade

“O Rolê de Peso foi pensado para mostrar que todo corpo é lindo. No fim de 2018, sofri diversas situações de gordofobia e senti necessidade de colocar o assunto em pauta. Acabei encontrando no carnaval uma forma política de me posicionar. Empoderando meu corpo e o colocando na rua”, conta Marcelo Gomes, idealizador do projeto.

Para ele, o encontro é sobre compartilhar vivências e mostrar a importância de aceitar o outro e espalhar empatia “Depois dos episódios de gordofobia, comecei a falar mais sobre o assunto com pessoas próximas. Compartilhamos histórias, conversamos e chegamos ao Rolê de Peso, que não contou com investimentos externos, somente voluntários”.

O coletivo que deu início ao projeto conta com diferentes tipos de representatividades, principalmente pelo fato de que muitas pessoas não se sentem confortáveis no próprio corpo e continuam se comparando aos padrões estéticos pregados pela sociedade. Por isso mesmo, Marcelo afirma que a recepção do projeto foi positiva. “A nossa proposta é falar abertamente sobre o assunto. E quando isso acontece, com mais diálogo e mais empatia, as pessoas ficam mais abertas a entender o outro e a não propagar esse preconceito. E isso gerou uma recepção bem legal”, comenta.

Hoje, composto por 11 participantes, além de Marcelo, o projeto conta com a presença de: Anni Freitas, Antônio Roque, Fábio Resende, Izabella Carvalho, João Andrade, Matheus Fernandes, Manoel Carvalho, Milena Thomazella, Pilar Pitaluga, Pepsii e Thiago Bernardo.

E propagar essa ideia é o objetivo do grupo. Para isso, o Rolê de Peso promete marcar presença não só no carnaval. Outras edições já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Essa vai ser a primeira edição. A partir daí, vamos sentir o clima e, com o sucesso do primeiro evento, vamos seguir com o projeto. Já estamos analisando propostas para depois do carnaval. A ideia é continuar a militância”, finaliza Marcelo.

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.