FecharX

Projeto de BH promove um dia de gentileza simultâneo em todo o país

Doe Sentimentos Positivos foi criado por psicóloga da capital e movimentará ações em 12 estados brasileiros no mês de novembro



Créditos da imagem: Doe Sentimentos Positivos/ Divulgação
Main unnamed
Redação Sou BH
30/10/20 às 18:18
Atualizado em 30/10/20 às 18:18

Dias mais leves e gentis é o que muitos de nós precisamos atualmente. Foi pensando nisso que a psicóloga Renata Livramento criou o Doe Sentimentos Positivos. A ideia surgiu em 2014, em Belo Horizonte, com os corações amarelos, que eram confeccionados de forma artesanal e livre, e eram distribuídos em ruas e hospitais, com mensagens positivas. A ação, neste ano, que possui o mesmo formato, mas agora também em meio digital, está marcada para acontecer entre os dias 2 e 8 de novembro.

Nestes seis anos de história, o projeto já foi realizado, simultaneamente, em mais de 50 cidades do Brasil e em outros países, como Angola, Canadá, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal.

Para a edição atual, o projeto foi totalmente reformulado, e hoje a psicóloga conta com um time de voluntários fixos que ajudam na realização e gestão. São 12 pessoas, de diversos estados no país. O formato on-line contará com diversos templates padrões, com mensagens positivas, que as pessoas poderão utilizar para compartilhar em suas redes sociais, em aplicativos de mensagem e em formatos para envio via e-mail. Ações presenciais de distribuição dos corações amarelos também estão sendo marcadas para acontecer em locais públicos e abertos, como praças, parques e praias. 

Outro formato presencial será o de entrega de corações em residências, usando caixas de correspondências ou entregas em condomínios. Asilos e hospitais, locais que tradicionalmente recebem ações do Doe, também ganharão corações, sem o contato presencial com pacientes, mas deixados nas portarias para distribuição voluntária de cada instituição.

As inscrições para o voluntariado ainda estão abertas e as pessoas interessadas podem se inscrever pelo site oficial.