Com a aprovação na CLJ, o PL segue para análise em diversas comissões
Projeto pretende impor limites à venda de animais
A legislação para a venda de animais em Belo Horizonte pode sofrer alterações em breve. A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal aprovou, nessa terça-feira (19), parecer favorável ao Projeto de Lei 179/2025, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (Republicanos), que busca restringir a comercialização de pets em mercados, pet shops, shoppings, feiras e até clínicas veterinárias.
Pela proposta, apenas canis, gatis e criadouros devidamente cadastrados e licenciados pela Prefeitura poderiam realizar a venda de animais domésticos. Esses estabelecimentos precisariam apresentar alvará de funcionamento, certificado de identificação, comprovante de vacinação e também entregar material informativo sobre guarda responsável aos novos tutores.
Leia também:
Com a aprovação na CLJ, o PL segue para análise nas comissões de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços; e Saúde e Saneamento. Caso avance nessas etapas, será levado a plenário, onde precisará do voto da maioria simples: 21 vereadores.
Se aprovado, o texto entrará em vigor 120 dias após a publicação.