Makamba Brincante é organizado por moradoras da Vila, e propõe montar kits de brincadeiras e levar até as casas das famílias da comunidade
Makamba, de origem Bantu, é amigo no plural. Com essa ideia, Roniza Santiago convida Rita Aragão para o projeto de brincadeiras na Vila Acaba Mundo, comunidade na zona sul de Belo Horizonte. As duas, que nasceram e cresceram por lá, são referência quando o assunto é criança e diversão! Desde novas elas participam das festas comemorativas da Vila, são convidadas para os aniversários, levando atividades e brincadeiras para a meninada.
Em 2019 o trabalho foi contemplado pelo Prêmio de Inovação Comunitária, realizado pela Associação Querubins e a Brazil Foundation, o que permitiu a realização de encontros nos finais de semana com diversas atividades, passeios e brincadeiras.
No atual contexto da pandemia, dando continuidade às atividades e estimulando as crianças a ficarem em casa, surge a ideia de montar kits de brincadeiras com materiais que entretenham a meninada e as famílias com muita diversão e criatividade. Além da entrega dos kits, serão gravados vídeos que serão disponibilizados no YouTube, com ideias e inspirações para brincar.
Serão montados e entregues 50 kits, para 50 famílias, com itens como tinta, papéis, lápis de cor, livros de história, massinha, kits para plantar, jogos para idades variadas e outros materiais.
O projeto está recebendo contribuições para sua realização até o dia 30 de agosto, através da plataforma Catarse e está aberto ao apoio de lojistas que queiram fornecer itens ou desconto para a compra do material que compõe o kit.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail makambabrincante@gmail.com.