FecharX

Projetos da capital ajudam a combater o bullying nas escolas

Iniciativas investem na prevenção e no bem-estar dos estudantes para evitar tragédias



Créditos da imagem: DPMG / Divulgação
Main a 28f22e04 a576 4cd3 bba9 91ac4b997c99
Redação Sou BH
07/04/19 às 12:00
Atualizado em 07/04/19 às 12:00

Neste domingo (7), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying. No Brasil, um em cada dez estudantes é vítima de violência e perseguição de acordo com o dado divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 

Os ataques tem muito poder destrutivo e geralmente acontecem em ambientes escolares, com atos de intimidação e violência física ou psicológica. O cyberbullying, presente na internet, também impacta fortemente na formação e na vida dos alunos.

Um levantamento, feito no ano passado pelo Instituto Ipsos revelou que 29% dos pais ou responsáveis brasileiros já registraram casos de violência on-line com os filhos. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de casos de bullying na internet. 

Dois projetos que acontecem em BH tem como foco combater o problema e auxiliar no processo de prevenção de tragédias, como a que aconteceu na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), no último dia 13 de março. 

Programa de Justiça Restaurativa 

O projeto, que envolve o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado de Educação, capacita profissionais da rede pública de ensino com técnicas de mediação e práticas restaurativas nos ambientes escolares.

Dentre essas técnicas, estão ouvir os agressores, as vítimas e as pessoas da comunidade afetadas pelo conflito, inclusive a família. A ideia é oferecer aos jovens um método adequado de solução de conflitos em que eles participem ativamente e sejam capazes de assumir a responsabilidade pelos seus atos e reparar os efeitos.

Para Fernando Jayme, ex-diretor da Faculdade de Direito da UFMG e um dos participantes do programa, é na escola que o bullying pode ser trabalhado de forma respeitosa, onde as pessoas podem falar das suas dores e construir medidas preventivas. 

Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) 

A iniciativa, idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), está há sete anos atuando nas escolas estaduais da capital e da região metropolitana. O projeto tem como slogan Paz em Ação e usa técnicas de mediação para administrar situações de conflitos e criar alternativas para a melhorar a convivência em grupo e ampliar os ganhos para a escola. Sua metodologia conta com instrumentos e mecanismos para que a instituição de ensino construa seu próprio processo de mediação e reduza os casos de bullying

Danielle Pereira da Silva, ex-aluna de uma escola de BH e voluntária do projeto, conta que o MESC foi um refúgio para ela. "No Mesc, eu me encontrei. O projeto me transformou, mudou a maneira como eu lido com as pessoas e como me coloco no mundo”, conta.