FecharX

Quinteto da Paraíba e Trio Lancinante fazem shows gratuitos no CCBB BH

Grupos nordestinos retomam encontros musicais da mostra ''Armorial 50 anos''



Créditos da imagem: Otto Cabral
Main amanhc%c3%aancia trio lancinante e leticia troran%c3%a7a imagem otto cabral
Na imagem o Trio Lancinante, que apresenta o espetáculo "Amanhecência", com participação especial da cantora gaúcha Letícia Torança
Redação Sou BH
23/02/22 às 09:55
Atualizado em 23/02/22 às 09:55

O Quinteto da Paraíba, um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil, abre nesta quarta-feira (23/2), às 20h, a programação musical da mostra “Movimento Armorial 50 anos”, em cartaz no CCBB BH. Depois, na sexta-feira (26), o palco será do Trio Lancinante, que apresenta o espetáculo "Amanhecência", com participação especial da cantora gaúcha Letícia Torança. Ambos os shows têm entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados em bb.com.br/cultura.

Trafegando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, o Quinteto da Paraíba tem seis CDs gravados entre eles (Armorial & Piazzolla, Música Armorial, Capiba & Gonzagão, A Pedra do Reino, Nau Capitânia de Itamaracá e Ao Vivo em New York). Surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas é no Nordeste do Brasil que encontra sua mais pura inspiração. É integrado pelos músicos Ronedilk Dantas (1º violino); Anderson Carvalho (2º violino); Ulisses Silva (viola); Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo).

Já o Trio Lancinante é formado por Francisco Andrade (viola e violão), Ravi Shankar Viana (corne inglês e oboé) e Teresa Cristina (violoncelo). Com Letícia Torança - que traz na bagagem uma série de espetáculos e festivais no país - o grupo apresenta o espetáculo “Amanhecência”. Trata-se do primeiro espetáculo do grupo que une a música instrumental, o canto da poesia e imagens de um Ser tão Brasil, com estreia em Belo Horizonte.

Os encontros musicais, iniciados em 12 de janeiro, têm curadoria do maestro Antônio Madureira, que desde o início, na década de 1970, participou, com Ariano Suassuna, no Recife, da criação do Movimento Armorial. Já passaram pelo palco do CCBB grandes artistas, como Antônio Nóbrega, com Um Recital para Ariano, o Grupo Rosa Armorial, que veio do Paraná, além do duo Ana de Oliveira e Sérgio Raz, com o Concerto 50 Anos do Movimento Armorial.

Serviço
Espetáculos de Música Armoria
23/02/2022 -Quinteto da Paraíba – das 20h às 22h
25/02/2022 -Trio Lancinante, com participação especial de Letícia Torança – das 20h às 22h
CCBB-BH Praça da Liberdade, 450 - Funcionários