FecharX

Redescoberta de caverna e mais 4 fatos que marcam a história da Newton; conheça

Completando meio século de existência em 2022, a Newton acredita na educação como ferramenta de transformação



Créditos da imagem: Divulgação/Newton Paiva
Main 2 min
Conteúdo Patrocinado
27/05/22 às 15:25
Atualizado em 27/05/22 às 15:25

Ao longo de sua história, o Centro Universitário Newton Paiva fez parte da vida não só daqueles que realizaram o sonho de estudar e mudar a sua realidade, mas também de pessoas que foram auxiliadas nas clínicas de saúde, no Centro de Exercício Jurídico, dentre outras atividades, tendo acesso a serviços de qualidade em ambientes altamente equipados.

Unindo tradição e inovação, a instituição se destaca pelos avanços alcançados nesses 50 anos. Pensando nisso, listamos a seguir cinco vezes em que a Newton fez história:

1 - Primeiro Fab Lab de Minas Gerais

Estimulando a cultura maker, o Fab Lab é um laboratório de fabricação digital membro do Fab Foundation, uma rede criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) que rege os conceitos, valores e padrões de funcionamento para mais de 1.600 laboratórios de inovação presentes em mais de 90 países. Entre os valores compartilhados no espaço, se destacam a cooperação, criatividade, compartilhamento e a premissa de que qualquer pessoa é capaz de aprender a fazer o que quiser.

2 - Redescoberta da caverna Lapa de Quatro Bocas, desaparecida há mais de 100 anos

Originalmente batizada em 1835 sob o nome de Lapa de Quatro Bocas, a caverna desapareceu dos registros após várias mudanças de nomenclatura. A estrutura geológica perdida estava sob o nome de Gruta do Tati e teve sua verdadeira identidade descoberta por um grupo de pesquisa da Newton, envolvendo o trabalho de alunos e professores.

A caverna foi originalmente descoberta pelo cientista dinamarquês Peter Lund, apelidado de “pai da paleontologia”, e seus estudos ajudam pesquisadores até hoje, incluindo registros de centenas de outras cavernas em Minas Gerais, além de mais de 12 mil peças fósseis, localizadas na região de Lagoa Santa.

3 - Primeiro Centro Universitário com conceito de Smart Campus do Brasil

Um campus inteligente que transforma problemas reais em soluções aplicáveis. O Smart Campus Newton é um programa comprometido com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agenda 2030 da Prefeitura de Belo Horizonte. O foco é trabalhar com projetos de Cidades Inteligentes em 10 eixos de atuação, usando o espaço do campus universitário como prototipagem e com o diferencial de formar líderes já nos primeiros períodos do curso.

4 - Parcerias internacionais que romperam barreiras do conhecimento para os alunos da Newton

Por meio do DRI – Departamento de Relações Internacionais, a Newton dedica-se à captação e desenvolvimento de parcerias e projetos internacionais, envio e acolhimento de estudantes e professores das instituições estrangeiras parceiras.

O processo de internacionalização da Newton começou em 2013, com o envio de estudantes para participar do programa governamental Ciências sem Fronteiras. Em 2017, foi criado o DRI. Desde então, o departamento vem trabalhando na internacionalização da Newton por meio da responsabilidade social e desenvolvimento de programas, projetos e parcerias com instituições ao redor do mundo.

5 - Primeiro Science Days de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Michaelis

Em 2022, a Newton recebeu pela primeira vez o Science Days, um evento inédito em Minas Gerais, que contou com oficinas, estandes e palestrantes de projetos do chamado New Space, movimento internacional caracterizado pelos inúmeros investimentos feitos por organizações e empresas privadas na nova corrida espacial.

A iniciativa gratuita aconteceu em parceria com a Fundação Michaelis, Agência Espacial Brasileira (AEB) e teve apoio do U.S Department of Commerce, buscando despertar nos estudantes o interesse pelos universos da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 50 anos de história, a Newton possui mais de 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial, FLEX e EAD, e mais de 100 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto a distância.

Atualmente, a operação da Newton se concentra em dois grandes complexos, o campus da Saúde e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. 

Dois cursos, ainda ofertados pela Newton, também completam 50 anos em 2022: Ciências Contábeis e Pedagogia. O terceiro curso mais antigo, que ainda faz parte do portfólio da instituição, é o de Psicologia, inaugurado há 49 anos.

Conheça a linha do tempo da Newton e saiba mais sobre a história construída até aqui: newtonpaiva.br/50anos