FecharX

Conhece a história da Regional Centro-Sul? Confira a história dos bairros e algumas curiosidades

Conheça um pouco mais sobre como se formou essa região tão importante para a cidade



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
22/12/17 às 13:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:16


Praça da Liberdade (Lucia Sebe)

Você conhece bem o seu bairro? Já parou pra pensar por qual motivo sua região recebeu determinado nome? O SouBH resolveu dar uma mão para os belo-horizontinos mais curiosos e vai publicar um pouco da história dos bairros da nossa querida capital mineira. Conheça mais sobre a regional Centro-Sul no nosso passeio histórico por BH.

Originária da própria criação da cidade, a regional tem as histórias de suas partes um tanto quanto destoantes. Enquanto os bairros criados e estruturados na primeira década do século 20 têm uma infraestrutura mais rica e sólida, outros onde os trabalhadores que vinham para a cidade em busca de uma vida melhor têm condições mais precárias de habitação.

Você mora na regional Centro-Sul? Sabe como surgiu o nome do seu bairro? Conheça algumas curiosidades sobre os bairros que compõem a região Centro-Sul, com informações da publicação do Arquivo Público, História dos Bairros.

ANCHIETA

OUTROS NOMES: Ex-Colônia Adalberto Ferraz
ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se originou da subdivisão dos terrenos da Ex-Colônia Adalberto Ferraz, loteados a partir do fim da década de 1920.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Parque Julien Rien
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Chácara dos Sales

BARRO PRETO

ORIGEM DO NOME: Referência a uma argila escura e viscosa encontrada, em grande quantidade, na região do bairro na época da construção da cidade.
OUTROS NOMES: Área Operária
ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 8ª Seção Urbana, o bairro foi ocupado inicialmente por operários, muitos deles transferidos das primeiras favelas da cidade.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Matriz de São Sebastião do Barro Preto; Praça Raul Soares
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Praça de Esportes do Palestra Itália

BELVEDERE

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com sua localização, pois belvedere significa um lugar que fica no alto, de onde se tem uma bela vista.
OUTROS NOMES: Lagoa Seca
ORIGEM DO BAIRRO: A partir da década de 1970, quando sua primeira parte foi aprovada, o bairro começou a ser povoado por casas de alto padrão.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja Nossa Senhora Rainha; BH Shopping
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Lagoa Seca

CAFEZAL

ORIGEM DO NOME: Há a versão de que o nome da Vila Santana do Cafezal, que batiza o bairro, deveu-se à presença de antigas plantações de café na área.
OUTROS NOMES: Aglomerado da Serra
ORIGEM DO BAIRRO: Apesar de possuir ocupações mais antigas, foi a partir da década de 1950 que o bairro cresceu. Vilas como a Marçola e a Conceição são mais velhas, sendo a Fazendinha e a Novo São Lucas as mais recentemente povoadas.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Savassinha
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego do Cardoso

CARMO

ORIGEM DO NOME: Está associado à criação da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. OUTROS NOMES: 2ª Seção Suburbana
ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se formou na região da 2ª Seção Suburbana. Desde a década de 1910, a área que ocupa atualmente vinha sendo subdividida. A construção da Rua Grão Mogol e, depois, da Avenida Nossa Senhora do Carmo serviu de impulso para o desenvolvimento da região.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja de Nossa Senhora do Carmo
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego Acaba Mundo

CENTRO

ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de ali ter sido planejado o núcleo de ocupação inicial e de oferta de serviços da cidade, situação que permanece até os dias de hoje.
OUTROS NOMES: Bairro do Comércio
ORIGEM DO BAIRRO: A trajetória do bairro, que corresponde às 1ª, 2ª e 3ª Seções Urbanas, confunde-se com a da cidade. Nele se instalaram os primeiros prédios edificados durante a construção de Belo Horizonte, onde foram morar e trabalhar muitos dos primeiros habitantes da nova capital.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça Sete; Parque Municipal Américo Renê Giannetti REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Agência de Bondes Viação Elétrica

CIDADE JARDIM

ORIGEM DO NOME: Possivelmente, referência ao projeto de urbanização do bairro, assim como à própria Belo Horizonte, cidade bastante arborizada.
OUTROS NOMES: Fazenda do Leitão
ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se formou na área que antes era conhecida como Ex-Colônia Afonso Pena. Na década de 1940, surgiu o projeto do bairro Cidade Jardim, destinado a grandes residências para as classes sociais mais altas.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Colégio Loyola
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Sede da Antiga Fazenda do Leitão

CONJUNTO SANTA MARIA

OUTROS NOMES: Vila Leonina
ORIGEM DO BAIRRO: Originou-se das ações de desfavelamento realizadas pela Prefeitura durante a década de 1950. Para os prédios construídos pelo governo municipal foram transferidos moradores de diversas favelas da capital mineira.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Avenida Raja Gabaglia
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Municipal Mestre Paranhes

CORAÇÃO DE JESUS

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a instalação do Colégio Sacre Coeur de Jesus, nome francês que, em português, significa Sagrado Coração de Jesus. A criação da linha de bonde com a denominação do bairro ajudou a consolidar seu nome.
OUTROS NOMES: Morro do Querosene
ORIGEM DO BAIRRO: Em 1949, grande parte da área da ExColônia Afonso Pena passou a se denominar bairro Coração de Jesus. Antes disso, a região já era ocupada por muitas chácaras. Sua urbanização se acelerou a partir da década de 1950.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça José Cavalini
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Lavanderia Eureka

CRUZEIRO

ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de antigamente existir um cruzeiro onde hoje está situada a Praça Milton Campos, no local batizado de Praça do Cruzeiro.
OUTROS NOMES: Pindura Saia
ORIGEM DO BAIRRO: Situado em partes da 1ª Seção Suburbana e da Ex-Colônia Adalberto Ferraz, o bairro começou a ter seus loteamentos aprovados no final da década de 1920. REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mercado Distrital do Cruzeiro
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Reservatório da Serra

FUNCIONÁRIOS

ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de, no momento da construção de Belo Horizonte, a área que ocupava ter sido destinada à moradia dos funcionários públicos.
OUTROS NOMES: 6ª Seção Urbana
ORIGEM DO BAIRRO: Restrito, hoje, à área da 6ª Seção Urbana, o bairro começou a ser ocupado nos primeiros anos da cidade. Ali instalaram-se os funcionários públicos vindos, principalmente, da antiga capital, Ouro Preto. Suas elegantes casas marcaram o início de Belo Horizonte.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Colégio Arnaldo
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Normal de Belo Horizonte

LOURDES

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a Igreja de Lourdes, cuja construção foi finalizada em 1923.
OUTROS NOMES: Favela do Leitão
ORIGEM DO BAIRRO: Situado nas seções urbanas 4ª, 10ª e 11ª, o bairro teve uma ocupação inicial de perfil mais precário. Ali se constituiu a Favela do Leitão, às margens do córrego de mesmo nome. Removida na década de 1920, devido às obras de canalização do córrego, deu lugar a um bairro de casas elegantes, que se formou a partir de então.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Minas Tênis Clube
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Basílica de Lourdes

LUXEMBURGO

ORIGEM DO NOME: Uma explicação possível é a presença do imigrante europeu Albert Scharlet que, quando do loteamento de sua chácara, teria dado ao bairro o nome de seu país de origem, Luxemburgo.
OUTROS NOMES: Ex-Colônia Afonso Pena
ORIGEM DO BAIRRO: Antes parte da Ex-Colônia Afonso Pena, o local era ocupado por diversas chácaras que produziam hortifrutigranjeiros.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Hospital Luxemburgo
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego Guaicuí

MANGABEIRAS

ORIGEM DO NOME: Originou-se da antiga fazenda ali existente.
OUTROS NOMES: Austin
ORIGEM DO BAIRRO: Situado aos pés da Serra do Curral, o bairro começou a ser urbanizado nas décadas de 1960 e 1970, através de uma parceria entre os governos estadual e municipal. Ali se instalaram residências de alto padrão.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça do Papa
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Serra do Curral

MORRO DO PAPAGAIO

ORIGEM DO NOME: Há a versão de que o nome se deve à existência de um morro de onde as crianças soltavam pipas, também chamadas de papagaios. Ele se situaria à beira da atual Avenida Nossa Senhora do Carmo.
OUTROS NOMES: Vila Santa Rita de Cássia
ORIGEM DO BAIRRO: Localizado na área da 2ª Seção Suburbana e da Ex-Colônia Afonso Pena, o bairro engloba as vilas Santa Rita de Cássia, Estrela e Barragem Santa Lúcia. A ocupação da área se intensificou, principalmente, a partir da década de 1950.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Escola Municipal Ulisses Guimarães
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Barragem Santa Lúcia

PARQUE DAS MANGABEIRAS

ORIGEM DO NOME: Originou-se da antiga fazenda ali existente.
OUTROS NOMES: Fazenda das Mangabeiras
ORIGEM DO BAIRRO: Localizado na Serra do Curral, o Parque foi implantado, em 1982, em uma área que havia sido explorada, até 1966, pela mineradora FERROBEL.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mirante
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego das Mangabeiras

REGIÃO DA SAVASSI

ORIGEM DO NOME: Está ligado à existência de uma padaria, chamada Savassi, na antiga Praça Treze de Maio, atual Praça Diogo de Vasconcelos. Fundada em 1941, ela tinha esse nome devido à família dona do negócio.
OUTROS NOMES: Funcionários
ORIGEM DO BAIRRO: Situado nas 5ª, 7ª e 11ª seções urbanas, o bairro, por muito tempo, integrou o Funcionários. Com o passar dos anos, a presença da Padaria Savassi e de outros estabelecimentos comerciais ajudou a transformação do nome da região, que começou a ser vista como um bairro em separado.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça Diogo de Vasconcelos
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Praça da Liberdade

REGIÃO DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
OUTROS NOMES: 4ª Seção Urbana
ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 4ª Seção Urbana, o bairro foi, por muito tempo, considerado área integrante dos bairros Funcionários ou Centro. Durante a existência do Arraial do Curral del Rei, que antecedeu à cidade de Belo Horizonte, a antiga matriz da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem constituía o núcleo do povoado.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça Dom Cabral
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Antiga matriz da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

SANTA LÚCIA

OUTROS NOMES: Fazenda Ilydio Ferreira da Luz
ORIGEM DO BAIRRO: Situado na Ex-Colônia Afonso Pena, o bairro Santa Lúcia teve seus primeiros loteamentos aprovados em 1928. Apesar disso, sua ocupação não se deu de imediato. Na década de 1940, linhas de bonde começaram a chegar ao bairro. A intensificação de seu povoamento ocorreu na virada da década de 1960 para a de 1970, com a construção de vias de acesso à região.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Ponteio Lar Shopping
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego do Leitão

SANTO AGOSTINHO

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com o Colégio Santo Agostinho, que se instalou na região em 1936.
OUTROS NOMES: 12ª Seção Urbana
ORIGEM DO BAIRRO: Localizado nas 9ª e 12ª seções urbanas, o bairro foi, inicialmente, ocupado por favelas que se formaram nas margens dos córregos do Leitão e da Barroca. Posteriormente, com a retirada dessas moradias, a área foi disponibilizada para a Universidade de Minas Gerais, atual UFMG. Durante a década de 1950, vários lotes foram vendidos, observando-se uma intensificação do povoamento da região.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praça Carlos Chagas
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Estádio Antônio Carlos

SANTO ANTÔNIO

ORIGEM DO NOME: Deve-se à Paróquia de Santo Antônio, cuja igreja terminou de ser construída em 1936. A linha de bonde, criada em 1937, com o nome Santo Antônio, ajudou a consolidar a denominação do bairro.
OUTROS NOMES: Encosta do Ilydio
ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 2ª Seção Suburbana e na Ex-Colônia Afonso Pena, o bairro sediou um reservatório de água desde o início da cidade. Inicialmente área destinada a chácaras, desde a década de 1910 a região passou a ter perfil residencial. No final da década de 1930, observou-se uma intensificação de seu povoamento.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Sede da COPASA
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Antiga FAFICH

SÃO BENTO

ORIGEM DO NOME: Há duas versões para o nome: 1) estaria ligado ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, dirigido por monjas beneditinas, devotas de São Bento; 2) estaria relacionado com o nome do patriarca da família responsável pelo loteamento do bairro, o Sr. Bento Simão.
OUTROS NOMES: Ex-Colônia Afonso Pena
ORIGEM DO BAIRRO: Parte da Ex-Colônia Afonso Pena, o local permaneceu por muito tempo com aspectos mais rurais, sediando pequenas fazendas. A partir da virada da década de 1960 para a de 1970, impulsionado pela criação de vias como as avenidas Prudente de Morais e Raja Gabaglia, iniciou-se o loteamento do bairro.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja São Bento
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Santo Tomás de Aquino

SÃO PEDRO

OUTROS NOMES: Vila Mendonça
ORIGEM DO BAIRRO: Parte da 2ª Seção Suburbana, o bairro começou a ser loteado no início da década de 1920. Em 1936, deu-se a união das vilas Maria Ana e Mendonça, que passaram a se chamar bairro São Pedro.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Rua Major Lopes
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colégio Marista Dom Silvério

SERRA

ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a proximidade do bairro da Serra do Curral e com o Córrego da Serra, que cortava a região antes de ser canalizado.
OUTROS NOMES: 1ª Seção Suburbana
ORIGEM DO BAIRRO: Parte das 1ª e 8ª seções suburbanas, o bairro foi ocupado por grandes sítios, logo nos primeiros anos de Belo Horizonte. Isso fez com qua a região ficasse conhecida por “Serra das Chácaras”. A partir da década de 1920 a área começou a ser mais povoada, com a divisão dos lotes.
REFERÊNCIAS URBANAS DO Presente: Colégio Sagrado Coração de Maria
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Córrego da Serra

SION

ORIGEM DO NOME: Origina-se do tradicional Colégio Nossa Senhora de Sion, criado na mesma época em que o bairro foi batizado.
OUTROS NOMES: Acaba Mundo
ORIGEM DO BAIRRO: No final da década de 1920, iniciaram-se os loteamentos da região. Ela passou a ser mais intensamente povoada no final dos anos 1940.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Parque Mata das Borboletas
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colégio Nossa Senhora de Sion

VILA PARIS

OUTROS NOMES: Fazenda do Leitão
ORIGEM DO BAIRRO: Situado na Ex-Colônia Afonso Pena, a Vila Paris, por muito tempo, não foi povoada. A partir da década de 1940, aconteceram as primeiras aprovações de loteamento no local, que foi mais intensamente ocupado ao longo dos anos 1960.
REFERÊNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mosteiro de Nossa Senhora das Graças
REFERÊNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colégio Sacré Couer de Jesus