FecharX

Sada Cruzeiro será anfitrião do Mundial de Clubes de Vôlei

<p>Nos últimos três anos, o evento aconteceu em Doha, no Catar</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 67 cruzeiro
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

O presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares e o presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli, anunciaram, no início da tarde desta segunda-feira (26), que o Sada Cruzeiro será o anfitrião do Mundial de Clubes 2013. Nos últimos três anos, o evento aconteceu em Doha, no Catar. De acordo com Medioli, há possibilidade do Mundial 2014 também acontecer em terreno azul.

A equipe Sada Cruzeiro, em parceria com as prefeituras de Betim e Contagem, cederá o centro de treinamento e academia. O poliesportivo do Riacho, em Contagem, conhecido como caldeirão celeste será disponibilizado como centro de treinamento, a cidade também hospedará alguns times. Em Betim, o ginásio Divino Braga será a sede das partidas do Mundial de Clubes, a cidade também hospedará equipes que participarão do torneio.

Criado em 1989, o Mundial de Clubes é a mais importante competição entre clubes. O Brasil foi sede apenas uma vez, em 1991, quando as partidas foram mandadas em São Paulo. Em seguida, o campeonato ficou paralisado durante 17 anos e retornou em 2009, em Doha, no Catar, que se manteve como sede nos três últimos anos.

A equipe celeste participou do Mundial de Clubes em 2012 e foi superada pela equipe tricampeã da competição, Trentino - Itália. Ainda assim, a Raposa voltou para casa com quatro prêmios individuais: Serginho foi consagrado como líbero e melhor recepção, William foi eleito o melhor levantador e Wallace como melhor saque da competição internacional.

Em 2013, além da mudança no país sede, o torneio volta a ser disputado por oito clubes. Com representantes da Europa, Ásia, África, América do Sul e Norceca, que inclui: América do Norte, América Central e Caribe, além do clube anfitrião Sada Cruzeiro. As equipes serão divididas em dois grupos com quatro para disputarem a fase classificatória, os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semifinais, em cruzamento olímpico. A final será no dia 20 de outubro.