FecharX

Sai resultado do 1º Prêmio Mestres da Cultura Popular

Benzedeira, sambista e rainha conga são os primeiros premiados em BH



Créditos da imagem: Divulgação/FMC
Main 183153 mestres cultura divulgacao
Iniciativa quer reconhecer e valorizar os patrimônios vivos da cidade
Redação Sou BH
17/10/14 às 19:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Acaba de ser divulgado o resultado do 1° Prêmio Mestres da Cultura Popular que nesta edição irá premiar com o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a benzedeira Dalila Senra Fabrini; o sambista José Luiz Lourenço (mestre conga) e a rainha conga do estado de Minas Gerais, Isabel Casimira das Dores Gasparini.

A cerimônia de entrega do prêmio acontece ainda em dezembro durante as comemorações de aniversário da cidade. Com a iniciativa, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) pretende reconhecer e valorizar os patrimônios vivos da cidade, cidadãos que se destacam por deter saberes e fazeres essenciais para a manutenção das tradições culturais da cidade.

Ao todo, 29 pessoas se inscreveram. Número considerado alto pela Diretoria de Patrimônio Cultural, devido ao ineditismo da ação na cidade e, sobretudo, ao perfil muito particular dos candidatos. A premiação é o primeiro passo para que se conheça um pouco mais sobre essas atividades que compõem o patrimônio imaterial de BH, contribuindo para a salvaguarda das tradições culturais da cidade. Por meio da ação, será possível obter mais informações sobre as manifestações culturais e tradicionais belo-horizontinas, o que é fundamental para a elaboração de novas políticas de valorização e proteção da cultura popular.