FecharX

Saiba como conservar os alimentos que sobram na festa de Réveillon

Acondicionar as sobras corretamente aumenta sua durabilidade e faz bem para o bolso



Créditos da imagem: BravissimoS/ shutterstuck
Main bravissimos
Redação Sou BH
31/12/20 às 18:37
Atualizado em 31/12/20 às 18:37

A celebração de Ano Novo é sempre sinônimo de alegria e esperança, mesmo em 2020, em que passamos por diversas mudanças, muitas vezes longe de quem amamos. Sendo assim, uma coisa é certa: terá muita comida na mesa e, assim como todo ano, as sobras dos alimentos devem durar para além da ceia. 


Segundo um estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Embrapa e o programa Sem Desperdício da União Europeia,  percebe-se que o Brasil joga fora, por pessoa, 42 quilos de comida por ano. Logo, em uma família, a pesquisa revela o desperdício de 128 quilos de alimentos por ano. 


O efeito causa impactos sociais, econômicos e ambientais. A produção e colheita dos alimentos afetam o campo em que foram plantados e, a partir disso, no momento em que a comida é desperdiçada, tal dano ambiental foi causado em vão. Além da perda de dinheiro investido. 


Para reduzir a quantidade de comida que vai parar no lixo depois do Réveillon, o ideal é reutilizar os alimentos para criar outros pratos e garantir o almoço da semana toda. Para que isso seja possível é preciso manter tudo bem refrigerado e acondicionado em embalagens plásticas. Desta forma, a comida será conservada e sua durabilidade aumentará consideravelmente. 

 

Como conservar 

Alimentos assados, cozidos e fritos podem ser congelados. O ideal é refrigerar as sobras das refeições em pequenas porções individuais. Além disso, é relevante escolher o recipiente correto, já que as embalagens adequadas influenciam na durabilidade dos produtos. A diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpfilm, Alessandra Zambaldi, informa que para congelar alimentos, o mais indicado é utilizar sacos plásticos herméticos que impedem a entrada de ar e previnem a contaminação por fungos e bactérias. 


Além disso, o uso de etiquetas nas embalagens facilita a diferenciação dos alimentos. A identificação traz maior praticidade na hora de retirar o alimento do congelador. A diretora indica que seja anotado também o prazo de validade para certificar-se de consumi-lo em bom estado. 


Outra dica é que, apesar do que muitas pessoas acreditam, não é necessário esperar que o alimento esfrie para inseri-lo no congelador. "Esperar a comida esfriar para congelá-la pode reduzir o tempo de consumo e isso acontece porque, quando em temperatura ambiente, o alimento fica mais exposto à contaminação por fungos e bactérias. Por isso, o ideal é não aguardar mais que duas horas para levar o prato ao freezer", explica. 


Recongelar o alimento também não é indicado: depois de descongelar um alimento, não o leve de volta ao freezer. A diretora afirma que quando em contato com o ar em temperatura ambiente, o nível de proliferação de micro-organismos aumenta. Desse modo, quando recongelada, a comida possuirá uma carga microbiana muito maior, podendo causar intoxicações alimentares após o consumo. 


Evitar o desperdício de alimentos, além de ser a opção mais inteligente e econômica, também contribui para o meio ambiente.