FecharX

Saiba como cultivar hortas caseiras e saudáveis em pequenos espaços

Hortaliças populares, não convencionais e até frutas: confira dicas para cultivar uma horta em casa



Créditos da imagem: Daria Photostock/ shutterstock
Main shutterstock 1709638402
Redação Sou BH
30/09/20 às 14:02
Atualizado em 30/09/20 às 14:02

Desde o início da pandemia do coronavírus, um dos termos mais acessados nas buscas do Google faz referência ao cultivo de hortas em pequenos espaços. Com grande parte da população passando mais tempo dentro de casa, esse interesse pelo cultivo de espécies de hortaliças, frutas e legumes que possam ser consumidas no dia a dia cresceu.

Salsinha, cebolinha, espécies não convencionais, como peixinho, vinagreira, azedinha e physalis, e até algumas frutíferas como pitanga e amora são alguns dos exemplos de plantas usadas na culinária do cotidiano que podem ser cultivadas em pequenos jardins e até mesmo em vasos. A escolha do recipiente, das sementes e a manutenção de água e luz solar são alguns dos passos que devem ser considerados para quem quer ter uma horta produtiva.

De acordo com a pesquisadora em agroecologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Wânia Neves, todas as espécies de hortaliças podem ser cultivadas em espaços domésticos. "Elas podem ser plantadas em pequenos espaços. Só vale observar que hortaliças que crescem como trepadeiras, como o chuchu, por exemplo, requerem um espaço maior e há necessidade de tutorar a planta, ou seja, colocar materiais como bambu para conduzir o crescimento dela”, ensina.  Uma boa medida para saber em que tipo de ambiente uma planta pode ser cultivada dentro de casa é observar o porte dela. “As raízes dão o indicativo do recipiente ou espaço que poderá recebê-las”. De acordo com Wânia, as plantas que têm porte maior, naturalmente possuem raízes maiores e vão precisar de recipientes maiores. Entre as hortaliças mais comuns para plantio e consumo doméstico estão a alface e, em seguida, o tomatinho cereja, couve, cenoura, salsinha e cebolinha. 

Outra boa possibilidade de cultivo em casa são as frutas. “Frutíferas podem ser cultivadas em recipientes maiores e, geralmente, de cimento. As mais comuns são pitanga e amora, mas outras, como limão e até jabuticaba também produzem em vasos”, indica Wânia. A pesquisadora aconselha que, no caso das frutas, para produzirem melhor, é indicado adubar a terra com adição de matéria orgânica, como esterco de boi ou adubo mineral formado pelos três nutrientes mais importantes: nitrogênio, fósforo e potássio.

Se quiser saber mais dicas e um passo a passo de como montar a sua horta caseira, acesse o canal do YouTube da EPAMIG.