Variedades

Saiba quem é o novo casal de leões-brancos do Zoológico de BH

Mafu e Pretória, o novo casal de leões-brancos do Zoológico de Belo Horizonte, chegam para integrar programa de conservação da espécie


Créditos da imagem: Reprodução / PBH / Lilian Karnopp
Zoológico de Belo Horizonte recebe Mafu e Pretória, casal de leões-brancos. Conheça os felinos, descubra sobre a espécie e planos de conservação Zoológico de Belo Horizonte recebe Mafu e Pretória, casal de leões-brancos. Conheça os felinos, descubra sobre a espécie e planos de conservação

Maria Clara Landim

|
17/10/25 às 12:12
compartilhe

O Zoológico de Belo Horizonte recebeu um casal de leões-brancos: Mafu e Pretória, vindos do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina. Os felinos chegaram à capital mineira na última quarta-feira (15) e farão parte de um programa internacional de conservação da espécie. Caso se reproduzam, poderão ser incluídos em futuros projetos de reintrodução à natureza.

Leia também:

Os leões-brancos apresentam uma mutação genética rara chamada leucismo, que deixa a pelagem branca sem afetar a saúde ou a visão. O casal já está no recinto definitivo do zoológico. Nos dois primeiros dias, permanecerá em uma área restrita para adaptação e cuidados, mas os visitantes poderão observá-los na área externa a partir deste sábado (18).

“Vamos acompanhar a adaptação deles ao novo ambiente e reforçar a importância de boas práticas de visitação: respeito, silêncio e observação sem interferência”, explica Valéria Pereira, chefe da seção de mamíferos do Zoo de BH.

O macho Mafu nasceu em 15 de maio de 2011, já a fêmea Pretória, em 1º de março de 2011. Ambos já estão acostumados à vida sob cuidados humanos e não têm condições de retorno à natureza, mas o manejo no zoológico contribui para a preservação genética da espécie.

Além disso, o Zoológico de BH mantém a espécie Panthera leo há muitos anos e conta com uma equipe técnica experiente, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores, capacitada para manejo, reprodução, adequação de recinto, contenção, cuidados médicos e nutrição de felinos exóticos e brasileiros.

“Ser escolhidos pelo Parque Beto Carrero e pelos órgãos fiscalizadores para acolher esses animais reforça nossa expertise em bem-estar animal e manejo de grandes felinos, áreas em que temos reconhecimento nacional e internacional. Com Mafu e Pretória, reforçamos nosso compromisso com a conservação da biodiversidade, pilar principal da nossa instituição”, destaca Sandra Cunha, gerente interina do Zoo de BH.

O Zoológico de Belo Horizonte também já participou de programas que devolveram à natureza papagaios-verdadeiros e papagaios-do-peito-roxo, espécies ameaçadas de extinção. Agora, com Mafu e Pretória, o zoo amplia a contribuição para a preservação de grandes felinos e da biodiversidade.