FecharX

Sala Minas Gerais sedia evento de conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Organizado pelo Instituto Mário Penna, evento faz parte da campanha de Julho Verde e terá coral de pacientes laringectomizados como abertura musical



Créditos da imagem: Divulgação/Instituto Mário Penna
Main baseprancheta 4
Coral é formado por pacientes que recuperaram a voz após retirar a laringe por complicações do câncer de cabeça e pescoço
Conteúdo Patrocinado
18/07/23 às 16:16
Atualizado em 18/07/23 às 16:16

Mesmo sendo pouco conhecido, o câncer de cabeça e pescoço é uma das formas mais comuns da doença, afetando mais de 40 mil pessoas por ano no Brasil. Buscando conscientizar o público sobre os riscos e medidas preventivas desse tipo de tumor, o Instituto Mário Penna, referência no tratamento oncológico em Belo Horizonte, aderiu ao Julho Verde, o mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, e traz a doença como tema central da 9ª edição do evento Café com Ciência no dia 19 de julho.

Pela primeira vez, o Café com Ciência acontece na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e terá o Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados como abertura musical da edição. Os pacientes integrantes do grupo se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe, perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.

Além da apresentação, o Café com Ciência contará com uma série de palestras voltadas para o tema "Transformando vidas: o cuidado multidisciplinar no Câncer de Cabeça e Pescoço", com a participação de pesquisadores referência na área da saúde. O evento acontece a partir das 18h e segue um formato gratuito e aberto ao público, com inscrições pelo Sympla.

Sobre o câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço se refere a tumores que se originam na região em questão, incluindo a cavidade oral, como lábios, língua e o céu da boca, os seios da face, as glândulas salivares, faringe, laringe e a tireoide. O Instituto Mário Penna é referência no tratamento desse tipo de câncer e o único centro da capital mineira a disponibilizar o procedimento de laringectomia – a retirada total da laringe – pelo SUS.

Este mês, o Mário Penna aderiu à campanha do Julho Verde. Durante todo o mês de julho, os tons de verde tomarão conta da sede e das redes sociais do Instituto com o objetivo de alertar para os riscos e prevenções da doença. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde acontece a 9ª edição do Café com Ciência, é apoiadora institucional da campanha.

Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço incluem: nódulos no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, dor de garganta, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias e dificuldade ou dor para engolir. Hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem uso de protetor labial, infecção por HPV (papilomavírus humano) e a obesidade são considerados fatores de risco para a doença.

Café com Ciência – Transformando vidas: o cuidado multidisciplinar no Câncer de Cabeça e Pescoço

  • 19 de julho, das 18h às 21h30;
  • Sala Minas Gerais - Sede da Filarmônica de Minas Gerais; 
  • Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto, Belo Horizonte/MG;
  • O evento é gratuito e os ingressos estão disponíveis no Sympla

Acompanhe as redes sociais do Instituto Mário Penna e fique por dentro da divulgação do evento e das ações de Julho Verde.