FecharX

Santa Casa BH ganha certificação máxima de qualidade em limpeza e esterilização

A acreditação atesta a qualidade em biossegurança na CME dos hospitais certificados



Créditos da imagem: venusvi/ shutterstock
Main venusvi
Redação Sou BH
29/01/21 às 18:19
Atualizado em 29/01/21 às 18:19

O trabalho da Central de Material e Esterilização (CME) do Grupo Santa Casa BH foi reconhecido nacionalmente. O setor conquistou a certificação “Black Diamond” do Programa de Certificação Hospitalar da 3M do Brasil por desenvolver as melhores práticas relacionadas à qualidade da limpeza e esterilização dos produtos para saúde (utilizados no cuidado com o paciente, entre eles instrumentais e itens usados na assistência ventilatória). Dos quase 7 mil hospitais brasileiros, apenas 65 conquistaram a acreditação nesta categoria desde 2005.  


A certificação atesta a qualidade em biossegurança na CME dos hospitais certificados por meio de uma avaliação sistemática e documentada da estrutura e do processo de trabalho e da avaliação dos resultados de todas as etapas do processamento de produtos para saúde. O programa contribui também para a qualidade e segurança nos processos, fundamental para ajudar a reduzir os riscos de infecção hospitalar. A conquista é fruto de avaliações da 3M realizadas com base em requisitos estabelecidos pelo programa e apontados por associações nacionais e internacionais.  


De acordo com o coordenador da Central de Material e Esterilização da instituição, Vinícius Machado, a acreditação chancela a excelência dos serviços oferecidos. “Essa é uma conquista de todos os funcionários da CME em 2020. Com o apoio da diretoria, realizamos com excelência as nossas atividades. Ano passado foi atípico e exigiu muito dos nossos profissionais, que se superaram e se reinventaram. É uma satisfação enorme ser reconhecido por uma instituição global que preza práticas inovadoras e exige o cumprimento de resoluções e diretrizes internacionais”, finaliza.