FecharX

Savassi Festival estimula o jazz e a música instrumental em BH

Programação reunirá shows nacionais e internacionais, além de outras atividades, em diversos palcos



Créditos da imagem: Divulgação
Main horizontal sexteto sucupira cr%c3%a9ditos divulga%c3%87%c3%83o
O Sexteto Sucupira está escalado para subir ao palco da Praça Floriano Peixoto, no sábado (20/8), às 19h30
Redação Sou BH
11/08/22 às 15:08
Atualizado em 11/08/22 às 15:08

Com o objetivo de difundir o jazz e a música instrumental em Belo Horizonte, o Savassi Festival ocupa, de 15 a 22 de agosto, ruas, bares, restaurantes, teatros e equipamentos públicos, celebrando a vigésima edição do evento. Serão dezenas de atividades, entre shows, lançamentos, palestras, workshops e novidades, como a programação no Clube de Jazz do Café com Letras, em seu primeiro ano. 

Para esta edição, está de volta uma das maiores tradições do Savassi Festival: os shows na rua, gratuitos, que acontecem na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia e na Savassi, a partir do dia 19 de agosto (sexta-feira) e irão até o dia 21 (domingo). Estão escalados para se apresentarem nestes palcos artistas internacionais e nacionais, como Glaw Nader e Dani Gurgel, Lívia Mattos, Hércules Gomes Trio, Gaia Wilmer, Sexteto Sucupira além da dinamarquesa Kathrine Windfeld, acompanhada da Big Band do Clube de Jazz e a mongol Enji Erkham.

A Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, recebe apresentações de Rafael Dutra (16), Vanessa Moreno e Salomão Soares (dia 17), Marcelo Magalhães Quarteto (18), Marcos Ruffato (19), e O Grivo (20). Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) será palco dos shows de Rafael Martini (17), André Mehmari e Maria João (18), Wagner Tiso Trio (19) e Enji Erkham (20). 

No mesmo espaço, no dia 17, acontece o Música Nova. Criado em 2017, o projeto tem o objetivo de estimular a produção de obras inéditas de música instrumental por meio de financiamento a músicos convidados. Dessa forma, o músico teria condições para elaborar seu trabalho e apresentar o resultado ao público durante o Savassi Festival. Nesta edição, o convidado é o pianista Rafael Martini, um dos nomes mais premiados e aplaudidos da música instrumental contemporânea mineira que apresenta seu mais novo álbum, “Martelo”.

O Café com Letras, nosso espaço matriz, onde tudo começou, também recebe uma série de apresentações, como as atrações do Palco UFMG (Ueverton Lamin Quarteto, Rafael Machado Quinteto, Morizon Duo e Ítalo Fernando Quinteto), músicos vencedores do edital realizado em parceria com a instituição. O Café também será palco para outros novos talentos do jazz mineiro, como Venue e Matheus Luna Quarteto (no dia 16), a cantora compositora Jasmin Godoy (dia 17), além de Megaro (dia 17) e  Rafael Gonçalves, no dia 19, lançando seu novo álbum “Ao Vivo no Savassi Festival”.

Savassi Festival e Verbo Gentileza

Uma das novidades da vigésima edição do evento é a parceria com o Festival Verbo Gentileza. Ambos eventos, que buscam ocupar espaços públicos para gerar novas formas de experienciar a cidade, acontecerão simultaneamente na Praça Floriano Peixoto entre os dias 19 a 21 de agosto. Na sexta-feira, dia 19, a programação musical conta com a ação Mulheres na Música Instrumental, que busca dar destaque para as musicistas do jazz e de outros estilos e inspirar outras meninas. Às 19h acontece o show da paulista Maiara Moraes e às 20h30 acontece a apresentação de Glaw Nader Octeto. Já no dia 20, sábado, a programação na parte da manhã é voltada para o público infantil, na ação Jazz para as crianças. À noite, a partir das 18h, acontece apresentação da Rádio Exodus e, na sequência, às 19h30, os cariocas do Sexteto Sucupira sobem ao palco. A programação da parceria encerra no domingo, com show de Gabriel Bruce às 17h e Iconili às 19h. Todas as apresentações são gratuitas. 

Jazzinho - Jazz Para Crianças

No dia 20 de agosto, sábado, acontece na Praça Floriano Peixoto o Jazzinho - Jazz Para as Crianças. A partir das 10h30 os paulistas Décio Gioielli e André Perine apresentam o show “Caetano Veloso para Crianças e Outras Brincadeiras”. Na sequência Lívia Mattos apresenta “A Sanfonástica Mulher Lona”. Para encerrar as atividades, Luísa Mitre, Alexandre Andrés e Lucas Telles homenageiam os 50 anos do Clube da Esquina com o show “O Clube da Esquina para Criança”, dirigido por Rodrigo Borges.

Serviço
Savassi Festival 2022 – Belo Horizonte
Data: 15 a 22 de agosto
Locais: praças, rua, teatros e restaurantes.
Valores: gratuito à R$ 25 (inteira).
Programação completa em: www.savassifestival.com.br