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Serviços do INSS serão digitalizados até julho

O objetivo é falicitar o acesso do cidadão com o uso de aplicativos e sites, sem sair de casa



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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Agência Brasil
22/05/19 às 20:50
Atualizado em 22/05/19 às 21:04

O governo federal está digitalizando todos os serviços da Previdência Social. A expectativa é de que até o mês de julho, o cidadão possa ter acesso a cerca de 90 serviços por canais digitais e eletrônicos, como aplicativos, sites e o número de atendimento telefônico 135. O segurado só vai precisar ir à agência em caso de exigência específica, como complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento pela internet.

Entre os serviços à disposição do segurado está a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.

O usuário também vai poder acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.

Economia

Até 2020, a meta é que mil serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos canais digitais.

A expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da administração direta. Dentro das iniciativas de transformação digital do governo, também está prevista a disponibilização de processos facilitados para abertura de empresas pela Internet.