Serviços do INSS serão digitalizados até julho
O objetivo é falicitar o acesso do cidadão com o uso de aplicativos e sites, sem sair de casa
O governo federal está digitalizando todos os serviços da
Previdência Social. A expectativa é de que até o mês de julho, o cidadão possa
ter acesso a cerca de 90 serviços por canais digitais e
eletrônicos, como aplicativos, sites e o número de atendimento telefônico
135. O segurado só vai precisar ir à agência em caso de exigência
específica, como complementação de documentação ou para fazer perícia para
auxílio-doença, com agendamento pela internet.
Entre os serviços à disposição do segurado está a
solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de
salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de
guia da Previdência.
O usuário também vai poder acessar os serviços pelo site do instituto ou
pelo aplicativo Meu
INSS. O objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando
os procedimentos.
Economia
Até 2020, a meta é que mil serviços de diversas áreas do
governo sejam digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos canais
digitais.
A expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram
gastos com a manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da
administração direta. Dentro das iniciativas de
transformação digital do governo, também está prevista a disponibilização de
processos facilitados para abertura de empresas pela Internet.