O Sou BH e a Proauto se uniram para falar do que poucos se atentam: as preocupações necessárias com o carro em períodos de baixa temperatura
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Quando o inverno chega e as temperaturas
despencam, é necessário tomar alguns cuidados com o carro. O frio pode trazer
complicações para a rotina diária. Assim como as vezes não temos vontade de
sair da cama, é comum o automóvel também apresentar certa lentidão na hora de
“trabalhar”. Mas, sem alarde: não é nada que as dicas que Sou BH e a Proauto
não possam contornar. Veja dicas úteis para cuidar com carinho e
eficiência de seu veículo, durante a atual estação do ano.
Ar-condicionado e fluidos merecem atenção
especial. Quando a intensidade do frio “aperta”, é natural passarmos um bom
tempo sem ligar o ar-condicionado. Porém, o abandono do dispositivo faz com que
as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. Assim,
é importante ligar o ar toda semana, por pelo menos 10 minutos, para que dessa
forma o gás possa circular pelos tubos e, consequentemente, lubrifique as
borrachas.
Combustível flex: fique de olho. Carros flex,
ao serem abastecidos com etanol, podem ter como consequência um tempo maior até
que o veículo responda na aceleração ideal. Inclusive, é fundamental que a
manutenção do sistema de partida a frio esteja em dia, pois é ele o recurso que
entra em ação quando a temperatura ambiente é inferior a 15ºC. Outra dica é
sempre verificar a gasolina do tanquinho de partida a frio. Se ela estiver
velha ou baixa, o poder de queima é fragilizado e, assim, o etanol não consegue
atingir a temperatura suficiente para gerar a combustão no motor do veículo.
A bateria ameaçou falhar? Cheque e, se
necessário, troque de imediato. Uma das dificuldades para um automóvel, em
períodos de inverno, é o fato de ser mais comum a bateria arriar, pois é
necessário ocorrer uma reação química em seu interior, para que haja a produção
de energia. Com baixas temperaturas, o processo apresenta limitações, em
virtude da ausência de calor. Pintou a dúvida? Vá ao mecânico e confira a carga.
E lembre-se: componentes como rastreadores, rádios, alarme e a central de
injeção não desligam nunca, permanecendo em stand by e consumindo a bateria.
Pintou o congestionamento? Nada de ligar e
desligar o carro, em época de inverno. Engarrafamentos não respeitam a estação
do ano. Logo, a correria e o caos no trânsito são as consequências mais
frequentes. Quem acelera mais nesses momentos, pela impressão de que está
gastando mais combustível, vez o outra opta por ligar e desligar o carro no
congestionamento, imaginando ter vantagem de preservação do combustível nesse
procedimento. Porém, esse é um mito. A cada virada de chave, o motorista está
exigindo mais de todo o sistema e, dessa forma, sobrecarregando todas as peças.
Atente-se a calibragem dos pneus. Com o tempo
frio, os pneus acabam afetados em sua pressão e podem rodar parcialmente
murchos. Isso aumenta o consumo de combustível e os seus gastos. Sempre que for
abastecer, verifique se a calibragem está correta de acordo com o número
fornecido pelo fabricante. Além disso, como as ruas e estradas ficam mais
úmidas por conta do mau tempo, se o pneu estiver careca, há o aumento do risco
de derrapagem.
Palhetas de limpeza do para-brisa. Como são
feitas de borracha, as palhetas ressacam com mais facilidade por conta do tempo
frio. O ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, podendo
causar riscos e sujeiras. A troca das palhetas deve ser realizada de três em
três meses, normalmente. Consulte o fabricante para saber se o período não é
diferente.
Mesmo seguindo todas as dicas, a tecnologia
pode ser uma caixinha de surpresa. Lembre-se: uma boa proteção veicular pode
ser o diferencial para que você tenha a segurança de seu carro preservada.
Acompanhe essas e outras dicas do Sou BH e da Proauto, sobre veículos,
semanalmente em nosso portal.
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