FecharX

Friozinho e chuva! Sexta será de muita água e temperaturas baixas em BH

A previsão é de mais pancadas e frio para o fim de semana



Créditos da imagem: Camila Saraiva/Sou BH
Main camila saraiva 18.02  4
Júlia Alves
22/03/19 às 14:49
Atualizado em 22/03/19 às 17:51

O calorão está ficando só na memória dos belo-horizontinos! A sexta-feira (22) da capital amanheceu nublada, chuvosa e com a temperatura mínima batendo os 16°C. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuvas para todo o fim de semana.

Além das pancadas, pode se preparar para as trovoadas isoladas e rajadas de vento que chegam aos 50 Km/h. O volume de chuva previsto é de 20 a 30 mm. Além da água, o friozinho também deu as caras, com a máxima ficando nos 21°C nesta sexta.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil Dayan Diniz, a previsão é de que a alta nebulosidade e as temperaturas mais baixas vão até a madrugada de sábado para domingo. Essa mudança no tempo se deve à atuação de uma frente fria na capital.

Já no domingo, o céu deve abrir gradativamente, com temperaturas mais altas, menos nebulosidade e chuvas isoladas. A tendência é que segunda já não tenha mais chuvas.

Risco geológico

Com a chuva persistente, a Defesa Civil emitiu o alerta de risco geológico em BH. As regionais Barreiro, Centro-Sul, Oeste e Pampulha estão com risco alto de movimentações de terra ou deslizamentos. Já o risco moderado foi registrado também nas quatro regiões, além da Noroeste e Venda Nova.


Alertas por SMS

Quem quiser receber os principais alertas da Defesa Civil terá mais uma ferramenta. O belo-horizontino pode cadastrar o celular para receber um SMS com os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40.199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo para o cidadão.

O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia móvel e está sendo viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.