Sistema Paraopeba atinge pior nível da história, mas Copasa garante abastecimento
Reservatório chegou a 26,6% da capacidade, de acordo com a medição informada pela Copasa
O nível do Sistema Paraopeba atingiu, nesta segunda-feira (28), o pior nível da história. Responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o reservatório chegou a 26,6% da capacidade, de acordo com a medição informada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Apesar do baixo índice, a empresa divulgou nota descartando o risco de desabastecimento na Grande BH e ressaltando que há água suficiente até janeiro do ano que vem. A previsão da Copasa considera um cenário com ausência de chuvas durante o período, além da manutenção dos atuais índices de economia de água por parte da população.
Os níveis das represas Serra Azul (10,2%), Várzea das Flores (25,2%) e Rio Manso (36,7%), que compõem o Sistema Paraopeba, também vêm caindo diariamente por causa da seca.
Ainda segundo a Copasa, em dezembro, será inaugurada uma obra de captação de 5 mil litros de água por segundo do Rio Paraopeba, que permitirá a recuperação dos reservatórios durante o período. A retirada da água será feita preferencialmente nos meses chuvosos, quando a vazão do Rio Paraopeba é abundante.
“Essa intervenção vai viabilizar a distribuição de água para a população da RMBH ao mesmo tempo em que permitirá a acumulação de água dos reservatórios do Sistema Paraopeba para o enfrentamento do período seco. Com essa obra, o risco de desabastecimento na RMBH fica afastado para os próximos anos”, informou a companhia.
A Copasa também destacou que o programa Caça-Gotas foi outro fator que contribuiu para afastar a possibilidade de desabastecimento na Região Metropolitana de BH. Composto de equipes especializadas no atendimento a ocorrências de vazamentos, rupturas de redes e de ligações, o programa diminuiu em 52% o tempo para correção de vazamentos de água em Belo Horizonte, passando de aproximadamente 9 horas para 4 horas e 18 minutos. Isso possibilitou um significativo combate ao desperdício de água. Os dados apurados até agosto indicam que a companhia realizou 120.836 atendimentos na RMBH.
Fonte: Portal Itatiaia