Solidariedade marca edição especial do Sou BH Talks

Três importantes projetos sociais da capital são apresentados com relatos inspiradores

Créditos da imagem: Arquivo pessoal
Redação
15/07/20 às 13:07
Atualizado em 15/07/20 às 13:07

O Sou BH Talks destacou, na última sexta-feira, as histórias, os desafios e as lutas de projetos sociais que inspiram Belo Horizonte e ideias recentes que buscam levar o bem e promover dias melhores para os mais vulneráveis. Caso tenha perdido, visite nosso Facebook ou YouTube para se emocionar com esse programa mais que especial. Estiveram presentes com a gente a Mônica Sales, Superintendente da CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio, o Massimo Battaglini, fundador do projeto Marmitada, criado durante a pandemia do Coronavírus e a Patrícia Valadares, Diretora de Ações Integradas da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

De acordo com a Patrícia, o atual momento de pandemia nos faz refletir mais do que de costume, uma vez que não são apenas os indivíduos com menor condição financeira que estão em situação-limite, mas há também um confinamento generalizado. “Sempre lutei, em minha vida, para que o outro tivesse melhor qualidade de vida, inclusão e participação social. Nós precisamos aprender a olhar o outro, a termos empatia. É preciso termos, no nosso sangue, um olhar para o outro com mais cuidado. Acho que a chave de superarmos as dificuldades juntos, enquanto sociedade, é justamente darmos as mãos uns dos outros. Quem tem melhores condições deve cultivar a partilha do amor e das diferentes formas de ajuda e de solidariedade”, avalia a Diretora de Ações Integradas da APAE.

Continua depois da publicidade

Na mesma linha, Mônica Sales, à frente de uma das mais importantes instituições mineiras de acolhimento a crianças com câncer – a CAPE, destacou a bondade que vê nos olhos das crianças e dos adolescentes os quais diariamente cuida. “Muita gente, quando pensa em solidariedade, entende que se trata apenas de levar melhorias à vida de outra pessoa. No entanto, vai muito além. Quando fazemos um carinho ou temos um diálogo com alguém que enfrenta dificuldades, seja de saúde ou em outro campo da vida, e recebemos de volta um brilho nos olhos, pelo campo de sensibilidade que se abre, experimentamos um pouco de Deus; ou seja, a mais plena felicidade”, destaca Mônica.

Por fim, Massimo Battaglini explicou uma das origens de seu gesto de doar marmitas para as pessoas em situação de rua: “sempre que alguém está melhor alimentado, consegue mais energias para buscar um ‘lugar ao sol’. Como tenho a vocação gastronômica, esforço-me a somar em uma verdadeira corrente do bem, e assim seguirei”. Gostou da boa energia dos convidados? Fique de olho em nosso portal e na programação. O Sou BH Talks apresenta, semanalmente, bons convidados e temáticas de alto nível, para levar o espectador a reflexões produtivas acerca dos assuntos que mais fazem parte do nosso cotidiano.