FecharX

Agronegócio foi tema do Sou BH Talks na última terça-feira

Programa falou sobre temas como preocupações socioambientais, cenário da mão de obra disponível e os sistemas mais comuns de plantio



Créditos da imagem: Andrii Yalanskyi/shutterstock
Main destaque andrii yalanskyi
Redação
01/09/20 às 11:12
Atualizado em 08/09/20 às 20:13

O Agronegócio representa toda relação industrial e comercial que envolva a cadeia produtiva pecuária ou agrícola. O conceito é utilizado para se referir às propriedades rurais que utilizam tecnologia para a melhoria de sua produção e, com isso, alcançam o aquecimento econômico de uma região. Logo, estamos falando de um dos principais motores do desenvolvimento em nosso país. Com isso, o que podemos observar é a modernização do campo em seus mais diversos segmentos e, no mercado internacional, o Brasil tem ganhado relevância e papel de protagonismo.

Pensando nisso, o agronegócio foi tema de discussão do Sou BH Talks no dia 01/09. Para conversar sobre temas como a logística de entrega dos produtos, as preocupações socioambientais, o cenário da mão de obra disponível, os sistemas mais comuns de plantio, e os novos desafios do Agronegócio, a mediadora Pati Lisboa recebeu Léo Dias, CEO do NovoAgro Ventures; João R. Albanez, Subsecretário de Política e Economia Agropecuária de MG; e Aline Veloso, Coordenadora da Assessoria Técnica do Sistema FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.

Léo Dias abriu o programa falando da importância do setor agropecuário para o nosso Estado e para o país como um todo. “O Brasil hoje é o grande celeiro do mundo, a gente tem todo o potencial de atender uma dor mundial que é o desafio de alimentar o mundo. Os dados da Organização das Nações Unidas para alimentos dizem que até 2050 vai faltar alimento no mundo. E o Brasil é o país que pode reverter esse quadro. E para a gente fazer essa reversão, o investimento em tecnologia é vital. Eu acredito que nosso papel é aproximar o produtor rural da transformação digital. E é desta forma que nós vamos retomar a economia mineiro através do agronegócio. Não tem outro caminho, Minas é agro”, comenta.

Perguntada por Pati Lisboa sobre sustentabilidade e agronegócio, Aline Veloso explica que é preciso quebrar alguns mitos para que a população entenda a importância do setor para o país. “É importante frisar que todo produtor rural, independentemente do tamanho, é agronegócio. E quando a gente fala de meio ambiente e sustentabilidade, o primeiro ponto é entender que o produtor rural é o que mais preserva, já que ele é o mais interessado, porque vive e produz no meio. Além disso, ele mantém os recursos, as áreas de preservação. O produtor rural é produtor de água, por exemplo, a água não brota ali do nada. Então essa relação entre a produção e o meio ambiente é direta”, explica.

Para João Albanez, o desafio do agronegócio é claro: “É preciso cada vez mais avançarmos, e o que eu percebo hoje são as grandes oportunidades. E eu vejo e acredito que a valorização das tecnologias vai aproximar os jovens do meio rural”, afirma.

Abaixo você confere o programa completo:


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.