FecharX

Sou BH Talks refletiu sobre arquitetura e design em tempos de quarentena

Para o bate-papo, Pati Lisboa recebeu Andrea Pinto Coelho, Fernanda Villefort e Eduardo Faleiro



Créditos da imagem: Akira Kaelyn/shutterstock
Main destaque akira kaelyn
Redação Sou BH
03/11/20 às 16:34
Atualizado em 09/11/20 às 19:44

Quais as principais mudanças no morar e nos hábitos cotidianos após a pandemia? Não é exagero falar que nunca passamos tanto tempo dentro de nossas casas. Contudo, durante este tempo descobrimos outras necessidades como, por exemplo, cômodos subaproveitados e ambientes que precisam de mais conforto. No que diz respeito a arquitetura, a entrada de luz natural e ventilação cruzada passaram ser só alguns dos aspectos mais valorizados. Por isso, o Sou BH Talks repercutiu os desafios da arquitetura em tempos de quarentena.

Para o bate-papo, Pati Lisboa recebeu Andrea Pinto Coelho, proprietária do escritório Andrea Pinto Coelho; Fernanda Villefort, proprietária do escritório Fernanda Villefort & Arquitetos Associados; e Eduardo Faleiro, Diretor de Conteúdo da Casacor Minas.

O início da conversa foi marcado pelos participantes contando um pouco sobre as impressões a respeito das principais transformações que amigos, clientes, e outros têm feito ou pretendem fazer dentro de suas casas, pensando no que mudou nas relações com o próprio ambiente de casa, no qual todos têm passado muito tempo.

Home office, plantas e escolha de imóveis

Começando o bate-papo, Andrea Pinto deu dicas importantes para quem está trabalhando remotamente poder transformar pequenos espaços em um local de trabalho bacana. “Primeiro de tudo, uma boa conexão com a internet é fundamental. A iluminação também é muito importante. O ideal é uma luz neutra, que é aquela branca, não é nem azulada nem amarela, e se não tiver jeito, colocar uma luminária de mesa mesmo com essa luz branca, por que ela é similar à luz do dia. A boa iluminação natural é fundamental também, por exemplo, não colocar uma mesa de frente para a janela e nem de costas, e sim mais de lado. A mesa tem que ter no mínimo 70cm, onde você coloca o notebook, coloca a tela e o teclado, bem ergonômica, já que a ergonomia é importante para dar conforto. E uma boa cadeira, que é fundamental, com regulagem de braço e encosto, profundidade de assento”, comenta.

Para quem busca aderir espaços para cultivar plantas e hortas em casa, Fernanda Villefort explica que um local com boa iluminação é essencial. “Eu acho que um dos pontos principais é pensar onde vai colocar. Então, quem mora em casa, é mais fácil, mas quem mora em apartamento, aproveitar uma boa iluminação, uma boa ventilação. Nas áreas de serviço e cozinhas, dá para trabalhar aquelas hortas verticais e vasinhos de temperos, que são pequenos pontos verdes dentro de casa, mas que faz toda diferença. Escolher os vasos, fazer um mix de vasos bonitos, maiores, menores, cores diferentes, aí vai de cada personalidade. E para quem está em casa, grandes vãos da com áreas de comunicação, do interior com o exterior, é incrível, o poder que isso tem de melhorar até nosso humor”, afirma.

Eduardo Faleiro também comentou sobre a importância de escolher um novo imóvel para morar pelo contexto. “A minha opinião é a seguinte: sempre avalie o contexto. O contexto que aquela casa está inserida. É claro que as características da casa, do apartamento, elas são fundamentais, se é bem construído, se o acabamento é bom, se ele tem uma rede elétrica boa, etc., aí são características técnicas. Mas assim, falando do bem viver, de como ser feliz na nossa casa, a minha consideração é sobre o entorno. Por que cada um tem uma vontade, e para cada um existe uma realidade diferente do que importa. Para alguns, é estar conectado com a natureza, um lugar que tenha ar puro, onde você abre a janela e entra um sol, você consegue ver uma paisagem. Agora, para outros, é você estar perto do trabalho, não pegar transito, conseguir ir a pé trabalhar, ou pegar uma bicicleta, é você estar inserido na cidade, onde você sai da sua casa e vai numa padaria ou restaurante, e tudo é muito perto. Isso também é uma ótima qualidade. Então, existem diversas características da casa, e isso precisa ser levado em consideração por cada um. Aí depende do que a pessoa está buscando”, conta.

Os convidados ainda falaram sobre revestimentos e higienização, espaços funcionais, luz e ventilação da casa e muito mais!

Assista ao programa na íntegra!


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.