FecharX

Em um encontro informativo, Sou BH Talks falou sobre a diabetes

Para o bate-papo, Pati Lisboa recebeu as especialistas Kamilla Brandão, Bianca Fiori Vendramini e Fabiana Thebit



Créditos da imagem: Syda Productions/ shutterstock
Main shutterstock 422970493
Redação Sou BH
10/11/20 às 13:51
Atualizado em 16/11/20 às 18:57

De acordo com o Ministério da Saúde, Diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Sendo assim, a pessoa diabética não produz insulina suficiente, fazendo com que altas taxas de glicose sejam encontradas em seu sangue, configurando a hiperglicemia. Segundo essa mesma fonte, hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Mas quais são as complicações da doença? É possível viver bem com a Diabetes?

Foram perguntas como essas que o Sou BH Talks se propôs a esclarecer, por meio de um bate-papo com convidados que entendem do assunto. Pati Lisboa recebeu para a conversa Fabiana Thebit, nutricionista clínica; Kamilla Brandão, endocrinologista, e membra da equipe de Endocrinologia do Instituto Orizonti; e Bianca Fiori Vendramini, jornalista, e sócio-diretora da revista Momento Diabetes.

De início, as convidadas debateram sobre a prevalência da Diabetes no Brasil. Para Fabiana, além do fator genético, a incidência da Diabetes seria devido aos hábitos de vida, como alimentação, ganho de peso não saudável, e falta de exercícios físicos. Kamilla complementa dizendo que o tipo 2 da doença anda em paralelo com a obesidade, portanto, os dois fatores estariam intimamente conectados. Já Bianca, ao concordar com as colegas, acrescenta que a falta de informação é fundamental para esse aumento da enfermidade.

 

Convivendo com a Diabetes

Dando seguimento à conversa, Bianca conta o seu relato sobre ser uma portadora do tipo 1 da doença. “Eu descobri o diagnóstico em 1994. Eu já vinha tendo sintomas da doença, porque o Diabetes tipo 1 chega como um raio. Emagreci muito, com muitos sintomas parecidos com os da virose, além de sentir uma sede enorme. [...] Desde aquele dia, a minha rotina mudou bastante, pois não existia toda essa equipagem tecnológica de hoje em dia. E eu era muito nova, então tive muitos momentos tirados de mim, mas eu nunca transformei a doença em uma inimiga. Lidei e cuidei”, conta a jornalista.

Fabiana desmistifica alguns tabus sobre a alimentação dos portadores da doença, e fala sobre os alimentos que causam a Diabetes. “Eu não coloco nenhum alimento como vilão da história. O essencial, o que o paciente deve enfatizar, é o consumo de fibra, para cuidar do intestino e, de forma conjunta, do controle glicêmico. É importante também que o paciente controle o consumo calórico, não só do açúcar branco, mas das gorduras. Ou seja, o portador da doença precisa ter uma alimentação saudável, com muito equilíbrio entre os alimentos ingeridos”, explica a nutricionista.

Em outro momento, Kamilla reflete sobre o tratamento da Diabetes. “O acompanhamento de um portador da doença é, normalmente, feito de perto com vários profissionais. O tratamento, essencialmente, é múltiplo, feito por várias áreas, como médicos, nutricionistas, enfermeiros, e, até mesmo, psicólogos. Mas tudo isso também depende do tipo de Diabetes que o paciente possui, além do nível da doença. O tratamento envolve reeducação alimentar, perda de peso, indicação de exercícios físicos e medicamentos, como a insulina”, finaliza.

A conversa continua com muitas outras questões interessantes, como um panorama sobre os tipos de Diabetes, os sintomas adultos e infantis, além de outros relatos das profissionais. Quer saber como foi o encontro completo? Então, assista ao vídeo!


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.