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Vai empreender? Confira dicas para um negócio de sucesso

Pati Lisboa recebeu Pamela Margarida e Marina Moura no Sou BH Talks para falar sobre empreendedorismo


Créditos da imagem: Dmytro Zinkevych/shutterstock

Redação Sou BH

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13/10/20 às 20:00
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Você sabe o que significa
empreender? O empreendedorismo é uma das mais importantes engrenagens do
sistema capitalista. É por meio dele que produtos e serviços são criados e
oferecidos para a sociedade. E em tempos de pandemia, empreender, para muitas
pessoas, tornou-se o principal caminho para geração de renda. Mas como começar
a empreender? Quais os primeiros passos? Quais os riscos?

Essas e outras questões foram
discutidas no Sou BH Talks, no último dia 6/10. Para o bate-papo, Pati Lisboa
recebeu Pamela Margarida e Marina Moura, que iniciaram a conversa contando
sobre como cada uma decidiu empreender e as trajetórias no mundo dos negócios.

Como começar a empreender

Para Pamela Margarida, se você
quer começar a empreender, dois pontos importantes devem ser levados em conta:
planejamento estratégico e propósito. “Se eu pudesse dar um conselho, seria realmente
fazer um planejamento, um planejamento dentro do seu propósito. Inclusive
existe uma ferramenta chamada Planejamento Estratégico, disponível no site do
Sebrae. Ela é super tranquila de mexer e indica que a primeira coisa que a
gente tem que fazer é entender a missão do negócio, e a missão do negócio é o porquê.
E todo mundo tem um porque, ninguém decide que vai empreender sem ter um porquê.
Aí, eu indico assim, entenda qual é o seu porque, o que você está querendo
trazer para o mundo, porque resolveu empreender, coloca isso no papel, e lembra
que tudo que você fizer de agora em diante tem que estar de acordo com esse porquê.
Entenda o orçamento, entenda o quanto você tem de dinheiro, quanto você precisa
que sua empresa renda, para você ter um objetivo”, explica.

Continuando o bate-papo, Marina
Moura falou um pouco sobre escalabilidade do negócio: “A ideia de escalar é
crescer a empresa sem aumentar os custos. Então, não necessariamente para um
modelo de negócio ser viável ele precisa ser escalável. Ele pode ter lucro sem
ser escalável. O importante para saber se um negócio é viável ou não no
mercado, é saber se ele tem demanda. Se aquele produto ou serviço é uma demanda
de mercado. Só tem porque fazer se aquilo atender aos anseios de alguém no mercado”,
conta.

A conversa não parou por aí!
As convidadas debateram sobre assuntos como: melhores formas de atrair
clientes, manter o crescimento do negócio mesmo em tempos de crise, e muito
mais.

Assista ao programa completo!

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