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Vai empreender? Confira dicas para um negócio de sucesso

Pati Lisboa recebeu Pamela Margarida e Marina Moura no Sou BH Talks para falar sobre empreendedorismo



Créditos da imagem: Dmytro Zinkevych/shutterstock
Main destaque dmytro zinkevych
Redação Sou BH
06/10/20 às 01:35
Atualizado em 13/10/20 às 15:33

Você sabe o que significa empreender? O empreendedorismo é uma das mais importantes engrenagens do sistema capitalista. É por meio dele que produtos e serviços são criados e oferecidos para a sociedade. E em tempos de pandemia, empreender, para muitas pessoas, tornou-se o principal caminho para geração de renda. Mas como começar a empreender? Quais os primeiros passos? Quais os riscos?

Essas e outras questões foram discutidas no Sou BH Talks, no último dia 6/10. Para o bate-papo, Pati Lisboa recebeu Pamela Margarida e Marina Moura, que iniciaram a conversa contando sobre como cada uma decidiu empreender e as trajetórias no mundo dos negócios.

Como começar a empreender

Para Pamela Margarida, se você quer começar a empreender, dois pontos importantes devem ser levados em conta: planejamento estratégico e propósito. “Se eu pudesse dar um conselho, seria realmente fazer um planejamento, um planejamento dentro do seu propósito. Inclusive existe uma ferramenta chamada Planejamento Estratégico, disponível no site do Sebrae. Ela é super tranquila de mexer e indica que a primeira coisa que a gente tem que fazer é entender a missão do negócio, e a missão do negócio é o porquê. E todo mundo tem um porque, ninguém decide que vai empreender sem ter um porquê. Aí, eu indico assim, entenda qual é o seu porque, o que você está querendo trazer para o mundo, porque resolveu empreender, coloca isso no papel, e lembra que tudo que você fizer de agora em diante tem que estar de acordo com esse porquê. Entenda o orçamento, entenda o quanto você tem de dinheiro, quanto você precisa que sua empresa renda, para você ter um objetivo”, explica.

Continuando o bate-papo, Marina Moura falou um pouco sobre escalabilidade do negócio: “A ideia de escalar é crescer a empresa sem aumentar os custos. Então, não necessariamente para um modelo de negócio ser viável ele precisa ser escalável. Ele pode ter lucro sem ser escalável. O importante para saber se um negócio é viável ou não no mercado, é saber se ele tem demanda. Se aquele produto ou serviço é uma demanda de mercado. Só tem porque fazer se aquilo atender aos anseios de alguém no mercado”, conta.

A conversa não parou por aí! As convidadas debateram sobre assuntos como: melhores formas de atrair clientes, manter o crescimento do negócio mesmo em tempos de crise, e muito mais.

Assista ao programa completo!


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