FecharX

Sou BH Talks abordou o universo vegano e suas vertentes

Para o encontro, Pati Lisboa recebeu Tiane Brites, Gabriel Neiva e Gabe Andrade



Créditos da imagem: RONEDYA/ shutterstock
Main shutterstock 611209634
Redação
02/11/20 às 08:02
Atualizado em 09/11/20 às 18:48

Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Portanto, ser vegano, é se posicionar política e socialmente pela causa animal. A filosofia já se tornou bastante expoente, e são muitos os adeptos ao veganismo. Mas o que um vegano come? Que caminho seguir para fazer a transição para o veganismo? Foram essas e outras perguntas que o Sou BH Talks, em comemoração ao Dia Mundial do Veganismo, respondeu em um bate-papo interessante sobre o tema.

Para a conversa especial, a apresentadora Pati Lisboa recebeu Gabe Andrade, chef de cozinha no Las Chicas Vegan; Gabriel Neiva, proprietário no Camaraderia, restaurante especializado em gastronomia vegana; e Tiane Brites, especialista em nutrição vegetariana e vegana.

No início do programa, os convidados refletiram sobre o start do veganismo em suas vidas. Gabe Andrade conta que se tornou vegana há muito tempo atrás, quando ainda nem existia toda essa tecnologia das carnes vegetais que temos hoje disponível nos mercados. Gabriel Neiva diz que sempre teve uma preferência por legumes e verduras, e completou falando que não se sentia bem quando consumia algo de origem animal, daí a sua transição para o veganismo. Tiane Brites finaliza essa primeira parte contando que se introduziu nesse universo após acompanhar uma personalidade da mídia postar sobre o não consumo de “bicho”, e aquilo a fez refletir, fazendo-a transicionar, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, para o veganismo e vegetarianismo.

 

Universo Vegano: uma filosofia de vida

Gabriel dá sequencia ao bate-papo, e reflete sobre o nicho da culinária vegana, levando em conta todos os seus alcances e limitações. “Eu acho que há 10 anos, o cenário que a gente vivia era bem pior do que o atual. Hoje já temos condições mais favoráveis, mas sem perder de vista que ainda não é o ideal. Minas Gerais, por exemplo, tem um povo muito conservador nessa questão de origem alimentar, mas já percebemos que a coisa tem mudado de figura, pois notamos um crescimento de empreendimentos veganos em nosso estado, principalmente em BH”, declara o proprietário do Camaraderia.

Gabe discute sobre o que se pode ou não comer e usar no veganismo. “O universo vegano abrange várias coisas, com muitas camadas, como política, feminismo, culturas afros, ou seja, vai muito além da questão alimentar. Precisamos falar sobre cosméticos veganos, falar sobre sustentabilidade, falar sobre todo esse leque que o veganismo abrange. A evolução começa pela comida, mas precisa ir além”, conta.

Em outro momento, Tiane, nutricionista especializada em alimentação vegana e vegetariana, aborda o veganismo sob a premissa da saúde. “A alimentação vegana é saudável em todas as fases da vida. Desde a infância até a vida adulta. Por isso, os benefícios são vários, por exemplo, podemos diminuir, com refeições a base de vegetais, o colesterol LDL. Podemos controlar também o índice de obesidade, além de canceres, principalmente os de intestino. Sendo assim, conseguimos perceber muitas vantagens nessa dieta, que é riquíssima em fibras, vitaminas e nutrientes”, finaliza a especialista.

O bate-papo continua com muitas dicas e esclarecimentos, além de informações interessantes sobre o veganismo. Quer saber como foi o encontro completo? Então, assista ao vídeo!



Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.