FecharX

Tinder reforça autenticidade de usuários no Brasil para evitar 'golpe do amor'

Inteligência Artificial é usada por golpistas e geram prejuízos de US$ 1,3 bilhão



Créditos da imagem: Pexels
Main tinder refor%c3%a7a autenticidade de usu%c3%a1rios no brasil para evitar golpes de romance
App de namoro vai introduzir um processo que inclui a apresentação de uma carteira de motorista ou passaporte válidos e um vídeo selfie
Redação Sou BH
21/02 às 08:24
Atualizado em 21/02 às 08:24

Em resposta aos crescentes desafios impostos pela inteligência artificial e ao aumento de golpes em aplicativos de namoro, o Tinder está expandindo seu programa de verificação de identidade para garantir maior segurança aos usuários. A nova medida, que visa diferenciar perfis reais de falsos, está sendo implementada nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e México.

Medida contra a desinformação

Com o avanço da inteligência artificial, tornou-se cada vez mais difícil distinguir entre perfis genuínos e falsificações elaboradas. Os golpes de romance, potencializados por perfis criados com IA, têm causado prejuízos significativos para usuários.

O processo de verificação

O Tinder vai introduzir um processo que inclui a apresentação de uma carteira de motorista ou passaporte válidos e um vídeo selfie. Este procedimento é verificado por um fornecedor terceirizado, assegurando que a identidade do usuário corresponda às fotos de perfil. Aqueles que completarem com sucesso a verificação receberão uma marca de seleção azul em seu perfil, simbolizando sua autenticidade.

Compromisso com a autenticidade

Segundo Faye Iosotaluno, CEO do Tinder, o foco está em promover a autenticidade dos usuários. "Estamos comprometidos em destacar o eu autêntico das pessoas, reforçando a importância de interações genuínas dentro da nossa plataforma", afirma Iosotaluno.

Alerta aos usuários

Diante do aumento de crimes relacionados a aplicativos de namoro, o Tinder tem alertado seus usuários sobre a importância de precauções de segurança, como verificar perfis, encontrar-se em locais públicos e compartilhar planos com pessoas de confiança.

A IA nos golpes de romance

Os golpes de romance, especialmente aqueles que utilizam "pig butchering" com imagens geradas por IA, têm sido uma fonte crescente de preocupação. Em 2022, esses golpes resultaram em perdas de mais de US$ 1,3 bilhão.