Estado registra alta na atividade turística acima da média nacional, segundo Fecomércio MG
A atividade turística em Minas Gerais acumulou crescimento de 4,4% em 2024, de acordo com uma análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), baseada na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O estado ocupa o quinto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, todos estados do litoral.
Embora tenha apresentado retração de 1,5% em outubro de 2024 na comparação com setembro, o desempenho anual se manteve positivo. Segundo a Fecomércio MG, as flutuações mensais refletem variações sazonais características do setor, que alterna entre períodos de aceleração e desaceleração.
No comparativo de outubro de 2024 com o mesmo mês de 2023, Minas Gerais registrou crescimento de 2,7%. A média nacional no período foi de 8,5%, abrangendo a soma de 11 estados e o Distrito Federal. Ainda assim, no acumulado de 12 meses, o crescimento mineiro chegou a 4,8%, superando a média nacional em 2,4 pontos percentuais.
No acumulado do ano, a taxa de crescimento de 4,4% da atividade turística supera a média nacional em 2,1 pontos percentuais.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, eventos culturais, festivais de música e o ecoturismo foram determinantes para a expansão do setor em Minas Gerais. Segundo ela, essas atividades, “acrescidas das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo, promovendo esses conjuntos de fatores que impactam positivamente e fomentam os setores de turismo, serviços e comércio.