Nova formação vai abrir 80 vagas anuais na universidade mineira
A partir de 2025, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, passa a oferecer o curso de graduação de Engenharia de Computação. Gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o curso abrirá 80 vagas por ano, com entradas semestrais.
Leia mais: Black Friday: Comércio de BH espera superar os R$ 2 bi em vendas
A nova formação busca ampliar o espectro de atuação da UFMG na área de Computação, cobrindo aspectos novos e complementares aos de outros cursos. As atividades da graduação serão vespertinas, com duração total de dez semestres.
De acordo com o vice-diretor do ICEx, Renato Celso Ferreira, outras universidades já oferecem o curso, de forma que muitas empresas manifestaram à UFMG o interesse na iniciativa, considerada uma área do conhecimento estratégica para Minas.
“O curso vem preencher uma lacuna, que é o foco aprofundado no dispositivo físico, o hardware, e isso envolve engenharia, física, novos materiais, nanotecnologia. Considerando os cursos sediados no ICEx, o lado da aplicação é atendido pelo curso de Sistemas de Informação, e o do software, pelo de Ciência da Computação”, comenta o docente.
Novos cursos de licenciatura
Além de Engenharia de Computação, a universidade também ganha cursos de licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros. Com isso, a UFMG soma a oferta de 97 cursos de graduação.