FecharX

Universidades de BH se mobilizam para cuidar de animais resgatados no mar de lama

Vale pode ser multada caso não providencie o tratamento correto aos bichos encontrados com vida



Créditos da imagem: Divulgação/CBMMG
Main 204442 whatsapp image 2019 01 26 at 15.14.42
Redação Sou BH
28/01/19 às 21:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:01

A tragédia ambiental em Brumadinho também feriu animais, como cães, vacas, macacos, galinhas... Por isso, profissionais de universidades de BH estão se mobilizando para ajudar a resgatar e cuidar dos bichos que sobreviveram ao mar de lama que atingiu a região. 

Até o momento, três cães resgatados estão sendo atendidos pelo Hospital Veterinário do UniBH. O primeiro paciente deu entrada no hospital no sábado (26) às 23h, o segundo chegou no domingo, às 22h, e nesta segunda (28) chegou mais um animal por volta das 13h30. A expectativa da instituição é que os atendimentos aumentem nessa semana.

Já a Escola Veterinária da UFMG enviou a Brumadinho na tarde desta segunda, a primeira equipe para o atendimento dos animais. O grupo, composto por um motorista e três veterinários, se equipou com materiais para a hidratação e alimentação, além de medicamentos.

O Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais da PUC-Betim também está de prontidão para atender as demandas do Conselho Regional de Veterinária que está de plantão no local atingido pelos rejeitos da barragem.  

Justiça

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que a Vale resgate imediatamente os animais afetados. A juíza de direito plantonista da Comarca de Brumadinho, Perla Saliba Brito, determinou que a empresa providencie a contratação ou fornecimento de equipe capacitada, medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate, acolhimento e tratamento dos animais agonizantes na lama.  

Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 50 mil, além de incursão no crime de desobediência. A juíza enfatizou que essa ação não deve, em hipótese alguma, prejudicar a atuação dos bombeiros no resgate das vítimas humanas.

Com TJMG