FecharX

Usuários do Centro de Convivência Cézar Campos se preparam para desfile de Escola de Samba

A Escola "Liberdade Ainda que Tam Tam" promove desfile defendendo a reforma antimanicomial



Créditos da imagem: Divulgação Centro de Convivência Cézar Campos
Main 175808 centro de conviv%c3%aancia cezar campos divulgacao
Centro de Convivência Cézar Campos se preapara para o desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam
Redação Sou BH
14/05/15 às 17:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Usuários e trabalhadores de saúde mental do Centro de Convivência Cézar Campos, no bairro Carmo, região Centro-Sul da capital, estão se preparando para mais um desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam, que acontece na próxima segunda-feira, dia 18, quando é comemorado o "Dia Nacional da Luta Antimanicomial".

Quem promove o desfile é o Fórum Mineiro de Saúde Mental, tendo como objetivo principal defender a reforma psiquiátrica antimanicomial. O enredo deste ano é "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios". 

O Centro de Convivência Cézar Campos integra uma das seis alas que compõem o desfile. Chamada “Quem Cala Consente: Serpente na Boca da Gente”, a ala 4 trata dos serviços substitutivos e os riscos desses serviços repetirem a lógica manicomial, além de abordar as armadilhas escondidas por trás do discurso do cuidado.

Ansiosos pela ocasião, os usuários e trabalhadores estão empenhados na confecção de fantasias e adereços. A concentração da Escola acontece na Praça da Liberdade a partir das 14h. O desfile descerá a Avenida João Pinheiro, passará pela Afonso Pena, pela rua Espírito Santo e a dispersão se dará na Praça da Estação.

O movimento busca chamar a atenção da população contra o preconceito às pessoas em sofrimento mental e propõe a defesa do fim dos hospitais psiquiátricos e sua substituição por serviços abertos, públicos, de qualidade, que garantam o tratamento em liberdade e os direitos de cidadania a esta clientela, historicamente excluída da sociedade.