FecharX

PBH faz ação especial de vacinação contra a febre amarela

Quatro mortes já foram confirmadas na região metropolitana em menos de 15 dias



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/01/18 às 21:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:19


Divulgação/Ministério da Saúde

Depois de mais uma morte por febre amarela confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde em Nova Lima, a região metropolitana de BH soma, agora, quatro óbitos causados pela doença em menos de 15 dias. Apesar de não ter havido nenhum contágio no território do município da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou mutirão de vacinação no dia 20 de janeiro, sábado.

Portanto, todos os 152 postos de saúde vão abrir no dia 20, das 8h às 17h, para realizar a campanha de vacinação contra febre amarela. Vale lembrar que as unidades estão abastecidas com doses da vacina e os cidadãos podem solicitar o serviço em qualquer dia útil da semana durante o horário de funcionamento (
confira qual posto fica mais próximo de você abaixo). 

Há um estoque de aproximadamente 90 mil doses, segundo a PBH. 
Para ser vacinado, basta o interessado levar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Ao contrário do que muitos pensam, uma única dose da vacina já imuniza para a vida toda, porém, se você não sabe se tomou e não tem registro no seu cartão de vacinação, o Ministério da Saúde aconselha que a dose seja tomada. 

Para pessoas acima de 60 anos, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, a indicação do Ministério da Saúde é de que o “médico deve avaliar o benefício e risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades”. Sendo assim, o usuário deve apresentar um documento do médico indicando a vacina.

Ação pública 

A Prefeitura de Belo Horizonte, desde o início de 2017, diante da epidemia de febre amarela ocorrida na região Leste no estado de Minas Gerais, tomou medidas para impedir a ocorrência de casos humanos no município. Somente no ano de 2017 foram vacinadas mais de 725 mil pessoas, alcançando uma cobertura vacinal de 83%.

Em outros Estados da Federação, como São Paulo e Rio de Janeiro, a dose da vacina contra a doença está sendo fracionada, mas em Belo Horizonte e em todo o Estado de Minas Gerais, os pacientes estão recebendo a dose integral da vacina, que tem validade vitalícia. Se você foi vacinado com dose fracionada, precisa ficar atento caso vá viajar ao exterior. Clique
aqui para saber mais.

Confira qual posto fica mais perto da sua casa:

Barreiro - clique aqui
Centro-Sul - clique aqui
Leste - clique aqui
Nordeste - clique aqui
Noroeste - clique aqui
Norte - clique aqui
Oeste - clique aqui
Pampulha - clique aqui
Venda Nova - clique aqui