FecharX

Vai cair na folia em BH? Veja dicas da FAMINAS para manter a saúde em dia

Coordenadoras da FAMINAS destacam a importância de manter-se alimentado, hidratado e se precaver contra doenças transmissíveis



Créditos da imagem: iStock
Main gettyimages 1364445947
Em casos de urgência, procure pontos de saúde para atendimento imediato
Conteúdo Patrocinado
09/02 às 09:52
Atualizado em 09/02 às 10:11

Com a chegada do carnaval, a alegria toma conta das ruas e dos corações dos foliões. Para garantir que a sua festa não termine mais cedo ou deixe lembranças ruins, é essencial tomar alguns cuidados para sua saúde e segurança.

As coordenadoras dos cursos de Nutrição da FAMINAS BH e Enfermagem da FAMINAS Muriaé, Vanessa Patrocínio e Soraya Loures, respectivamente, compartilharam conselhos valiosos para você aproveitar ao máximo o carnaval, mas sem deixar de lado a responsabilidade e o bem-estar.

Conheça as oportunidades disponíveis na FAMINAS.

3 dicas para manter o bem-estar durante o carnaval


1. Evite ambientes muito aglomerados

Se você é fã de um bloquinho, chegou a hora de aproveitar a farra e colocar as melhores fantasias e adereços para jogo, mas evite permanecer em espaços excessivamente lotados.

"Locais como clubes e blocos de carnaval podem aumentar o risco de contaminações por doenças respiratórias e infecciosas", alerta Loures. 

A coordenadora lembra que medidas simples, como evitar contato próximo com quem apresenta sintomas gripais e manter a higiene das mãos são fundamentais para prevenir doenças durante a folia.

2. Cuidado com a “Doença do Beijo”

Durante o carnaval, a transmissão da mononucleose, também conhecida como "doença do beijo", acelera consideravelmente. Os sintomas podem incluir fadiga, febre, irritação na pele e glândulas inchadas

"O simples contato pela saliva pode transmitir doenças infectocontagiosas, como a mononucleose, então nem precisamos falar da importância de ter cuidado redobrado", completa Loures.

Esta época do ano também acende um alerta para os riscos da transmissão por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), afirma a coordenadora: “O uso correto do preservativo é a melhor forma de proteção contra o HIV/Aids, Sífilis, HPV e outras DSTs. Também é importante realizar testes de DSTs regularmente, especialmente após relações sexuais desprotegidas."


Divulgação: FAMINAS

3. Mantenha-se bem alimentado e hidratado

"Carnaval não combina com alimentação pesada e gordurosa", aconselha Patrocínio. A especialista orienta que os foliões, antes de saírem para os bloquinhos, optem por refeições leves, ricas em carboidratos integrais, vegetais e proteínas magras

Uma boa alternativa é evitar leguminosas como feijão, repolho e brócolis, por exemplo, já que favorecem a produção de gases. 

Se for comer na rua, avalie bem o local onde a comida é servida e preparada. “Observe se está limpo e livre de insetos. Se for comer em barraquinhas, veja se as pessoas que preparam a comida estão de toucas, roupas e aventais limpos, sapatos fechados e mãos higienizadas”, alerta a coordenadora.

E se conseguir levar seu próprio lanchinho saudável, melhor: “Se der, leve saquinhos com castanhas e frutas secas na pochete. Elas vão te dar energia e amenizar a fome”.

Ela destaca ainda a necessidade de se hidratar durante todo o período de folia, priorizando água e água de coco.

Para quem for beber, uma dica de ouro: entre as rodadas de cerveja ou outras bebidas alcoólicas, faça uma rodada de água. Os isotônicos também podem ser usados para reposição hídrica e de minerais importantes para a saúde.

O que fazer em caso de urgência?

Preste atenção aos sinais do seu corpo. Começou a sentir qualquer desconforto? Procure imediatamente um local mais arejado e fique sempre próximo a alguém de sua confiança, que possa estar perto para dar o suporte e socorro necessário. 

"A maioria dos blocos e pontos carnavalescos contam com suporte de saúde, então em casos de urgência, procure atendimento imediato", orienta a coordenadora Soraya Loures.

Conheça as oportunidades da FAMINAS

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas, na FAMINAS, o cuidado com o seu futuro é pensado o ano todo.

Conhecida por sua infraestrutura de ponta, corpo docente especializado e currículos pautados na inovação, a FAMINAS oferece diversas possibilidades para quem busca dar o primeiro passo em direção à graduação.


Divulgação: FAMINAS

Na área da saúde, estão disponíveis cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Biomedicina, assim como graduações em Administração, Ciências contábeis, Direito e Psicologia, todos com convênios estratégicos que priorizam a prática profissional desde os primeiros períodos.

Para quem quer realizar o sonho da graduação ainda no primeiro semestre desse ano, a FAMINAS está com inscrições abertas para o Vestibular 2024.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos da FAMINAS.