Vandalismo: avenida Sapucaí amanhece sem as duas lunetas de observação
Equipamentos foram instalados em 2018 para apreciação do Mirante de Arte Urbana da Sapucaí
As duas lunetas instaladas na rua Sapucaí, para observação das empenas com grafites nos prédios da Praça da Estação, foram danificadas na madrugada desta quinta-feira, 8 de agosto. O relato foi feito no perfil @bh.da.zueira no Instagram, com vídeo dos equipamentos danificados. Em 2019, um ano após a instalação dos pontos de observação, as duas lunetas já haviam sido danificadas. Até o momento, a Prefeitura de Belo Horizonte não deu detalhes sobre o episódio.
Detalhes da cidade
Em 2021, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o projeto que instalou lunetas de observação pela cidade. Além das duas lunetas instaladas no Mirante de Arte Urbana da avenida Sapucaí, outras três lunetas foram instaladas no Mirante do Mangabeiras, e cinco na orla da Lagoa Pampulha, somando 10 equipamentos no total.
À época da instalação dos equipamentos, a PBH disse que as lunetas escolhidas são resistentes à água, vento, sol e adversidades climáticas. Ainda de acordo com o executivo municipal, as lentes têm foco pré-ajustado conforme o local de instalação. "Dessa forma, os usuários não precisarão fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham muita habilidade no manuseio do equipamento", informou a PBH.
Leia mais: Rua Sapucaí fechada para teste de obra de requalificação: o que muda no trânsito