FecharX

Sozinho? Nunca! Veja aplicativos de relacionamento e dicas para espantar a solidão

No Dia dos Solteiros, o Sou BH separou alguns apps e sugestões para quem está se isolando sozinho



Créditos da imagem: Alex Ruhl/Shutterstock
Main whatsapp image 2020 08 14 at 15.34.42
Júlia Alves
08/09/20 às 18:37
Atualizado em 08/09/20 às 18:37

Tem gente que gosta da liberdade, tem gente que não aguenta ficar sozinho. Mas, a unanimidade é: a solteirice sempre é um assunto que rende em qualquer roda de conversa. Nesse sábado (15), é comemorado justamente o Dia dos Solteiros.

E, para não deixar a data passar em branco, mesmo em meio ao isolamento social, o Sou BH separou alguns aplicativos de relacionamento para quem quer conhecer – virtualmente – um novo amor ou, pelo menos, fazer um amigo. Também fizemos questão de dar algumas dicas para quem está sofrendo com a solidão e a distância durante a pandemia.

Confira as opções

O Tinder já é clássico nessa história de dar match com seu par ideal. O uso é bem intuitivo, você cria seu perfil, adiciona as fotos que desejar e depois filtra as pessoas que serão sugeridas para você. Aí, é só partir ‘pro abraço’ – virtual, claro.  O Tinder é gratuito e está liberado para Android e iOS.

Já o Badoo serve para aqueles que querem encontrar, além de relacionamentos amorosos, um amigo e alguém para bater um papo e dividir interesses. Nele você pode encontrar pessoas do mundo todo, o que ajuda no isolamento. O app também é gratuito e está disponível para Android e iOS.

No Plenty of Fish, você pode encontrar alguém que corresponde mais aos seus interesses, já que o aplicativo pede que os usuários preencham um questionário específico, assim, podem encontrar pares com respostas semelhantes às suas. Além de ser gratuito, está disponível para Android e iOS

Por fim, o Grindr, voltado para a comunidade LGBTQ+, possui algumas ferramentas interessantes para ajudar na hora do date virtual, como geolocalização e filtros para escolher a pessoa com quem mais se identificar. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Crédito: r.classen/Shutterstock

Para além dos apps

Brincadeiras à parte, o isolamento social tem afetado muita gente, em principal, aquelas que estão enfrentando a pandemia sozinhos. Segundo a psicóloga Suzana Veloso, a grande questão desse momento delicado é que estamos vivendo algo sem precedentes e não ter alguém com quem compartilhar as angústias pode ser pior.

“Ficar sozinho dentro de casa piora a questão psicológica. Mesmo com a Internet e as facilidades do mundo moderno, se a pessoa não estiver bem e não conseguir preencher a solidão, ela sucumbe ao medo, à depressão e até sofrer com questões psicossomáticas”, comenta a psicóloga.

Estar solteiro e solitário na pandemia pode agravar ainda mais o estado psicológico de pessoas que já eram frágeis antes da quarentena. Para Veloso, por vezes, os aplicativos podem não ser a melhor escolha para essas pessoas. “Vai ter que ficar na conversa virtual, e os relacionamentos precisam do encontro físico para ter a química e saber se vai dar certo. Se não, se tornam relações incompletas”.


Crédito: Antonio Guillem/Shutterstock

Por isso, a psicóloga aconselha cautela ao procurar os apps. Você precisa estar bem sozinho, antes de procurar o outro, principalmente em um momento em que o contato físico está tão restrito.

Mas, não se desespere! Suzana também deu dicas para ajudar a lidar com a solidão e recorrer aos aplicativos de relacionamento de forma saudável. “Você tem que pensar em grupos com interesses em comum. Temos inúmeras redes sociais atualmente. Inclusive, os aplicativos de relacionamento. Você pode buscar um amigo, uma paquera para conversar e trocar interesses. Pode assistir aos shows on-line, encontrar hobbies e atividades físicas que goste. Existem diferentes formas de driblar a solidão”, completa.