Variedades

Veja como será o funcionamento do comércio em BH durante o carnaval

Prefeitura anunciou que não haverá ponto facultativo durante a data


Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
De acordo com a CDL-BH, os patrões podem até abrir seus estabelecimentos, mas não poderão convocar seus funcionários para o trabalho

Redação Sou BH

|
16/02/22 às 08:24
compartilhe

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que não haverá ponto facultativo durante o Carnaval. Sendo assim, os servidores públicos municipais trabalharão normalmente nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. Já o comércio, segundo a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), divulgou nesta terça-feira (15) que o comércio pode não funcionar durante o carnaval deste ano na capital, como acordado em convenção coletiva de trabalho da categoria. De acordo com a CDL-BH, os patrões podem até abrir seus estabelecimentos, mas não poderão convocar seus funcionários para o trabalho.

Veja a seguir o funcionamento do comércio nos dias de carnaval, segundo a CDL-BH:

  • Sábado (26/2) – Funcionamento normal
  • Domingo (27/2) – Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)
  • Segunda-feira (28/2) – Não haverá expediente (Dia do Comerciário)
  • Terça-feira (1/3) – Não haverá expediente
  • Quarta-feira (2/3) – Não haverá expediente antes das 12h

Funcionamento dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforçou, por meio de comunicado, que na segunda-feira, 28 de fevereiro e terça-feira, 1º de março, não haverá expediente para o público nas agências. A decisão segue a Resolução nº 2.932 do Banco Central, que prevê que as segundas e terças de carnaval não são considerados dias úteis nas agências bancárias. Elas voltam a abrir para o público na quarta-feira de cinzas, dia 2 de março, a partir das 12h.

Funcionamento dos órgãos públicos estaduais

O governo de Minas Gerais anunciou ponto facultativo para os servidores do estado durante o carnaval, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. O anúncio foi publicado na quarta-feira (2) no Diário Oficial.

Ainda segundo a publicação, o ponto facultativo não será adotado nos serviços médico-hospitalar, da Secretaria de Estado de Saúde, no fornecimento e distribuição de hemocomponentes para doação de sangue, da Fundação Hemominas, no Laboratório Central de Saúde Pública, da Fundação Ezequiel Dias, na segurança pública, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), nos Museus e na Fundação TV Minas Cultural e Educativa.