FecharX

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte

Saiba como será o funcionamento dos serviços públicos, comércio e transporte



Créditos da imagem: Divulgação PBH
Main 5354360169 db243d3e15 o 0
Os pontos turísticos e de lazer em Belo Horizonte vão abrir normalmente durante o feriado, como o Parque Municipal
Redação Sou BH
07/06/23 às 10:52
Atualizado em 07/06/23 às 10:52

Belo Horizonte se prepara para mais um feriado religioso: o Corpus Christi, celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Nesse dia, muitas pessoas aproveitam para descansar, viajar ou participar das celebrações religiosas. No entanto, é sempre importante saber o que abre e o que fecha na cidade durante esse período. Para facilitar a vida dos moradores, o Sou BH preparou um guia com as principais informações sobre funcionamento de serviços e estabelecimentos em Belo Horizonte.

Serviços públicos

Os serviços públicos municipais, como as repartições administrativas, postos de saúde e escolas municipais, estarão fechados durante o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (8/6). No entanto, os serviços considerados essenciais, como hospitais e a segurança pública, continuarão funcionando normalmente. Na sexta-feira (9/6) será ponto facultativo.

Comércio

No que diz respeito ao comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informou que as lojas poderão funcionar e utilizar a mão de obra de seus funcionários neste feriado de Corpus Christi. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o funcionamento do comércio no feriado será positivo para as vendas do Dia dos Namorados. 

“Nossa pesquisa com consumidores da capital revelou que 72,8% dos belo-horizontinos vão comprar os presentes na semana que antecede a data. Por isso, será uma excelente oportunidade tanto para comerciantes, que poderão aumentar as vendas, quanto para os clientes, que terão a comodidade de realizar as compras com mais tranquilidade”, avalia.

Supermercados e padarias

Os supermercados e padarias da cidade costumam abrir normalmente durante os feriados, porém é importante verificar os horários de funcionamento, pois podem ocorrer alterações. É provável que algumas unidades operem em horários reduzidos, então é recomendado se planejar para evitar imprevistos.

Transporte público

O transporte público de Belo Horizonte, representado por ônibus e metrô, seguirá uma tabela de horários de domingo durante o feriado de Corpus Christi. Portanto, os passageiros devem ficar atentos aos horários reduzidos e possíveis mudanças de itinerários. É recomendado consultar os sites das empresas responsáveis pelo transporte público para obter informações mais precisas.

Pontos turísticos e lazer

Os pontos turísticos e de lazer em Belo Horizonte costumam abrir normalmente durante os feriados, como o Parque Municipal, o Parque Ecológico da Pampulha e o Parque das Mangabeiras. Já os museus municipais, como a Casa Kubitschek e o Histórico Abílio Barreto, por exemplo, fecham na quinta e funcionam normalmente na sexta. No entanto, é sempre importante verificar se haverá alguma alteração nos horários de funcionamento, especialmente se você planeja visitar algum local específico.

Bancos

As agências bancárias não funcionarão durante o feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte. Os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para realizar operações bancárias básicas, como saques e consultas de saldo.

Saúde

Os hospitais e serviços de emergência funcionarão normalmente, oferecendo atendimento 24 horas durante o feriado de Corpus Christi. É importante lembrar que as unidades de saúde de menor porte, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também estarão abertas para atender às necessidades da população. Já os Centros de Saúde não funcionam na quinta, mas abrem normalmente na sexta.