Variedades

Veja onde será o velório de Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte

Operações de trânsito são realizadas para evitar desorganização no Centro de BH, onde Fuad Noman será velado


Créditos da imagem: Reprodução/Redes Sociais
Fuad Noman sorrindo para foto Velório de Fuad Noman, prefeito de BH, será realizado na sede da Prefeitura, das 13h às 16h

Duda Sperandio

|
27/03/25 às 13:03
compartilhe

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai abrir as portas do edifício-sede nesta quinta-feira (27) para o velório do prefeito Fuad Noman, que morreu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos, após complicações decorrentes de um linfoma não-Hodgkin. O evento, aberto à população, será realizado das 13h às 16h, com acesso pela Avenida Afonso Pena, 1.212.

Em homenagem ao político que dedicou mais de cinco décadas ao serviço público, o novo prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), decretou luto oficial de oito dias na capital mineira. Já o Governo de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa do Estado decretaram luto oficial de três dias.

A cerimônia deve reunir autoridades, familiares e cidadãos que querem prestar suas últimas homenagens ao gestor.

Leia também:

Mudanças no trânsito e transporte

Para organizar o entorno da PBH, a prefeitura implementou um esquema especial de trânsito e transporte. Desde as primeiras horas do dia, a Rua Goiás, no trecho entre a Avenida Álvares Cabral e a Rua da Bahia, está interditada, servindo de área exclusiva para veículos de autoridades. Além disso, uma faixa da Avenida Afonso Pena, no sentido Rodoviária/Mangabeiras, também foi bloqueada em frente ao prédio da prefeitura.

Os pontos de ônibus localizados na Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Álvares Cabral, foram desativados temporariamente. Passageiros devem embarcar e desembarcar no trecho entre a Álvares Cabral e a Rua dos Guajajaras, em frente ao Conservatório de Música da UFMG. Equipes da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar atuam para minimizar os impactos no trânsito.

Trajetória de Fuad Noman

Fuad Noman, economista e servidor de carreira do Banco Central, construiu uma trajetória na administração pública antes de ingressar na política. Atuou em órgãos como o Tesouro Nacional, o Banco do Brasil e a Casa Civil, além de ocupar cargos no Governo de Minas Gerais e na própria Prefeitura de Belo Horizonte.

Sua chegada ao comando da capital mineira ocorreu em março de 2022, quando assumiu a prefeitura após a saída de Alexandre Kalil, que se lançou candidato ao governo do estado. Em 2024, Fuad foi reeleito para continuar à frente da administração municipal.

Nos últimos meses, no entanto, sua saúde vinha fragilizada. Após um diagnóstico de linfoma não-Hodgkin em 2023, ele manteve suas atividades políticas, mas a falta de saúde exigiu internações sucessivas. Em janeiro deste ano, participou da posse para o novo mandato por videoconferência, já em recuperação no hospital Mater Dei.

O agravamento do quadro, incluindo uma pneumonia e a necessidade de ventilação mecânica, o levou à UTI, onde permaneceu até o final de março. No último dia 17, foi transferido para outra unidade para exames específicos, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite do dia 26 e não resistiu.

Agora, a cidade passa a ser comandada por Álvaro Damião, vice-prefeito eleito de Fuad Noman. O novo chefe do Executivo assume o desafio de dar continuidade aos projetos e políticas do governo municipal.