FecharX

Vermelho flamejante dos Flamboyants colore as praças e parques de BH

Estima-se que existam quase 4 mil unidades da espécie espalhadas pela capital mineira



Créditos da imagem: Leandro Couri/EM/D.A Press
Main vermelho flamejante dos flamboyants colore as pra%c3%a7as e parques de bh
Na capital, elas podem ser vistas em locais como a Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, nos canteiros centrais das avenidas Olegário Maciel e Nossa Senhora do Carmo, e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro
Redação Sou BH
23/10/22 às 07:55
Atualizado em 23/10/22 às 07:55

Com a chegada da primavera, um compilado de novas cores toma conta dos parques, praças e canteiros de Belo Horizonte. Se no inverno foi a vez dos ipês enfeitarem a cidade, agora é o vermelho vívido dos Flamboyants que embeleza a capital nesta estação. Nos cálculos da Prefeitura, estima-se que existam quase 4 mil unidades da espécie. Catalogados, há 2.596 exemplares. 

O mês de outubro marca o início da florada da espécie, que se destaca pela amplitude da copa e altura do tronco. Originária da ilha africana de Madagascar, a primeira semente foi plantada em solo brasileiro em meados do século 19. Pela intensa coloração vermelha nas flores, o nome popular ficou conhecido como Flamboyant, de origem francesa e que significa “flamejante”. Entretanto, ainda há uma variedade nesta espécie de nome “flavida”, que possui as flores amarelas. 

Onde os Flamboyants estão em BH

Na capital, elas podem ser vistas em locais como a Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, nos canteiros centrais das avenidas Olegário Maciel e Nossa Senhora do Carmo, e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. 

De acordo com o Diretor de Gestão Ambiental da SMMA, Dany Amaral, os parques e praças são os locais ideais para os Flamboyants, devido a estrutura de suas raízes: “Essa árvore, da espécie das leguminosas, tem um sistema radicular diferenciado que chamamos de tabular. Suas raízes têm o diâmetro grande e geralmente ficam expostas, o que dificulta o plantio em alguns logradouros, porque podem quebrar o passeio ou se tornar um obstáculo para a passagem das pessoas. Para desenvolvimento pleno dessa árvore, áreas de preservação com grande espaço disponível são os locais ideais de plantio", conta. 

Imponência de 15 metros 

Facilmente adaptável a diversos tipos de solo, um Flamboyant chega a ter entre 10 e 15 metros de altura. Ela é a queridinha dos projetos paisagísticos, graças à exuberância de suas flores coloridas, muito utilizadas em projetos de ornamentação. Estas flores chegam a 7 centímetros, formando grandes cachos, e costumam cair no mês de março, quando inicia a frutificação.