FecharX

Fake news! Vídeo que mostra suposto radar móvel em BH volta a circular na internet

Na cena, um motorista afirma que todos os carros estão sendo multados pela câmera



Créditos da imagem: Reprodução/Whatsapp
Main video radar 2
Redação Sou BH
03/05/19 às 21:49
Atualizado em 03/05/19 às 21:57

Um vídeo polêmico voltou a circular na internet e intrigar os motoristas de BH. A cena mostra um carro, com uma câmera acoplada na parte externa, que filma o trânsito na avenida Cristiano Machado. O autor da filmagem, e também motorista, afirma que se trata de um radar móvel da prefeitura que está multando todos os veículos que passam pelo referido carro.

Mas, calma. Há dois equívocos nas informações que estão circulando em grupos de Whatsapp. O vídeo não é atual, foi gravado em 2015, e a câmera não é um radar de velocidade ou outra ferramenta de fiscalização. A empresa de transporte executivo e turismo Rodo Transporte, responsável pelo veículo, esclareceu que esse é aparelho é utilizado para contagem de veículos e fluxo de tráfego, um dos serviços privados prestados por eles.

“Não trabalhamos para órgãos do governo que possam emitir multas com estes dados. Usamos este método para geração de rotogramas de segurança e risco nas vias”, afirma Norival Oliveira, gestor de frotas da empresa. 

A BHTrans também afirmou que não trabalha com nenhum equipamento de fiscalização eletrônica móvel na cidade. “Acrescentamos que em todos os locais com esses dispositivos [radares] há sinalização informando e indicando a presença da fiscalização eletrônica”.

Vale ressaltar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não há a obrigatoriedade da sinalização indicativa da presença dos radares no local.