Virada da Liberdade 2026 terá palco cenográfico, show inédito de drones, homenagens e atrações gratuitas na Praça da Liberdade, em BH.
A Praça da Liberdade ganha palco especial para os shows gratuitos da Virada 2026, em BH
A Virada da Liberdade retorna à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com uma programação especial para receber 2026. O evento, que chega à sua quarta edição, terá um grande palco cenográfico, show inédito de drones, videomapping ampliado e uma homenagem ao cantor e compositor Lô Borges. A programação foi anunciada nessa última quarta-feira (19) no Palácio da Liberdade.
Leia também:
Realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado, a Virada da Liberdade tem o tema “Fé no Amanhã” neste ano. O objetivo é fortalecer a imagem de Minas Gerais como referência em turismo cultural e inovação, sem perder suas tradições.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, o evento movimenta a economia e atrai visitantes. “A Virada aquece o comércio, movimenta a economia criativa e coloca o estado no mapa dos grandes destinos de fim de ano”, afirmou.
A Praça da Liberdade receberá um palco especial que emoldura o Palácio da Liberdade, transformando o espaço em ponto central da celebração. A programação começa às 18h e contempla públicos de todas as idades.
A primeira atração será a banda Pé de Sonho, com repertório voltado para crianças e famílias. O grupo destaca a importância de incluir o público infantil na festa. Logo depois, o violonista Juarez Moreira apresenta um show que mistura técnica e sensibilidade, com homenagens a Tom Jobim.
O ponto alto da noite será o espetáculo de drones programado para a contagem regressiva. As imagens sobrevoarão a Praça da Liberdade representando símbolos da cultura mineira. O show terá fogos de baixo ruído, baixa emissão de fumaça e efeitos sincronizados. A apresentação será conduzida pelo mestre de cerimônias Kdu dos Anjos.
Lô Borges, que se apresentaria no evento antes de falecer em 2025, será homenageado durante a celebração.
A festa continua após a meia-noite. Na Praça da Estação, o público poderá acompanhar a Virada Eletrônica, que terá seis horas de programação gratuita com DJs e outras atrações culturais. O espaço, montado atrás do Museu de Artes e Ofícios, conta com apoio da Cemig.
A expectativa do Governo de Minas é de aumento no fluxo de turistas na capital. Hotéis, pousadas e locações por temporada já registram crescimento na procura, cerca de 10% a mais que no ano passado.