FecharX

Zoológico de BH anuncia e comemora o nascimento de filhotes de mico-leão preto

Visitantes já podem tentar avistar os novos moradores



Créditos da imagem: Suziane Brugnara
Main 32d3076b 217d 40fb a237 709e3f3c080f
Eles nasceram no dia 29 de agosto, e após período de cuidados e observação, já podem receber visitantes
Redação Sou BH
31/10/22 às 07:49
Atualizado em 31/10/22 às 08:44

O Zoológico de Belo Horizonte anunciou o nascimento de dois filhotes de mico-leão preto, uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. Eles nasceram no dia 29 de agosto, e após período de cuidados e observação, já podem receber visitantes.


Ocorrendo apenas no oeste do estado de São Paulo (nos remanescentes de Mata Atlântica), o animal já foi considerado extinto da natureza por muitos anos e, ainda hoje, sua situação é grave por ser criticamente ameaçado de extinção: aparece na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria “Em perigo”.


De acordo com o Zoo de BH, em um ano e meio a família de micos-leões-pretos, ganhou quatro novos integrantes. O casal de micos - pais das duas duplas de filhotes - foi formado apenas em 2020. Ambos os adultos vieram da mesma instituição, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, por meio do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica. 


Porém, eles chegaram ao Zoo de BH em momentos distintos: a fêmea, que chegou em 2016, teve outros parceiros, mas não reproduziu. Já o macho chegou em 2020.  Agora a família tem dois adultos (um macho e uma fêmea), dois filhotes fêmeas e dois filhotes ainda de sexo desconhecido.


Durante os primeiros dias de vida, os técnicos do Zoo adaptam a rotina de cuidados para promover o mínimo de contato possível, reduzindo possíveis perturbações à família e situações de estresse aos animais, que estão dedicados a cuidar da cria.