FecharX

10 Dicas infalíveis para dar vida aos cabelos

Descubra quais são os truques e os produtos certos para fazer seus fios brilharem



Créditos da imagem: Divulgação - O Boticário
Main 184843 cabelo o boticario 2
Cuidados para deixar o cabelo com mais brilho
Redação Sou BH
11/02/16 às 15:52

Por Viva Linda - Bárbara Souza

Pense nos cabelos das celebridades: são tantas cores, comprimentos, tipos de fios. Mas, apesar de tantas variáveis, todas desfilam por aí com seus fios super brilhosos. Fora da televisão e dos tapetes vermelhos, não poderia ser diferente: toda mulher deseja ter cabelos incríveis e sentir o poder encantador do brilho.
Mas como deixar o cabelo brilhoso? Se você quer descobrir os segredos, fica a dica: hábitos, produtos e atitudes certas irão fazer os seus fios brilharem muito por aí!

DE DENTRO PARA FORA

1) Durma bem
O dermatologista e tricologista Adriano Almeida adverte: é preciso dormir ao menos 8 horas por dia para manter o corpo saudável e em pleno funcionamento. Sabe aquela história de dormir o sono da beleza? É bem assim mesmo!

2) Mexa-se
Ao praticar exercícios físicos, o corpo libera hormônios como endorfina e adrenalina que, além de melhorarem o humor, fazem o corpo funcionar muito melhor. Assim, as glândulas responsáveis pela nutrição e saúde dos cabelos trabalhem em perfeita harmonia. Vale a pena, não é?

3) Fique zen
Faça ioga, pratique Tai Chi Chuan ou apenas medite! Práticas como essas ajudam você a se manter mais calma e equilibram também o funcionamento do corpo. O brilho dos fios é um reflexo do seu corpo saudável, explica o dermatologista e tricologista Adriano Almeida.

4) Xô, estresse
Sabe aquela colega que irrita você? Evite ficar perto dela! Não é brincadeira: pequenos problemas causam uma sobrecarga de cortisol, o hormônio do estresse, que afeta o sistema imunológico e o funcionamento das glândulas responsáveis por deixar os cabelos saudáveis.

5) Ame mais
Você já deve ter ouvido que o amor deixa as pessoas mais lindas. Acredita que isso é verdade? O amor e o sexo deixam as mulheres mais felizes e mais relaxadas produzindo hormônios como estrogênio e LH, que liberam uma boa dose oleosidade natural dos fios. São como pílulas de brilho!

DE FORA PARA DENTRO

1) Lave bem
Cabelo brilhoso é cabelo com oleosidade natural – e não em excesso! Não deixe de lavar com os produtos certos achando que assim vai ficar com os fios mais sedosos. Para brilhar, eles devem estar sempre limpos (veja algumas sugestões de produtos para dar brilho aos cabelos no final dessa matéria).

2) Use condicionador
Uma das coisas que faz o cabelo ter aquele brilho natural são cutículas fechadas adequadamente e essa é justamente a missão do condicionador. Por isso, independentemente do tipo de cabelo, não dispense o condicionador. Fios não condicionados ficam opacos e sem brilho.

3) De olho na água
Já contamos para você que cabelos com as cutículas fechadas ficam brilhosos. Por isso, evite lavar os fios com água quente, que abre a cutícula dos fios. Adriano Almeida sugere sempre o uso da água morna.

4) Hidrate sempre
Além de oleosidade natural e cutículas fechadas, para brilhar seus cabelos precisam estar sempre bem nutridos e hidratados. Hidratar significa devolver a umidade natural dos fios o que deixa eles mais macios e brilhosos. Aplique máscara uma vez por semana para nutrir seus fios em minutos.

5) Descubra a sua linha
O dermatologista e tricologista Adriano Almeida explica que é indispensável usar uma linha de produtos que tenha sido pensada para o seu tipo de cabelo. Afinal, cada um tem as suas próprias necessidades – e cabelo brilhoso é cabelo bem tratado!