FecharX

11 dúvidas comuns que você tem sobre maquiagem

Da cor ideal às técnicas corretas: o básico que você precisa saber para começar a automaquiagem



Créditos da imagem: Puhhha/shutterstock
Main destaque puhhha
Redação
28/04/16 às 21:30
Atualizado em 07/07/20 às 16:14

Você é daquelas que ama maquiagem mas sempre tem dúvidas na hora de se maquiar sozinha? Já tentou fazer aquele olho preto das blogueiras e ficou 'parecendo um panda'? Ou já se pegou pesquisando truques para aumentar o olhar ou descobrir a cor ideal para a sua pele? Pensando nisso, selecionamos as perguntas mais comuns e vamos respondê-las aqui para vocês!

Prepare-se para treinar tudo em casa e terminar essa lista se sentindo a mais nova expert em make!

Toda maquiagem precisa de base? Como saber o tom ideal para a minha pele?
A base ajuda a uniformizar o tom da pele, o que dá destaque para a make que você escolher. No entanto, para o dia a dia, se preferir uma produção mais natural, pode optar só pelo uso do protetor solar e do corretivo, para disfarçar as manchinhas e as olheiras. Para descobrir o tom ideal para sua pele, nada de testar nas mãos ou no pulso, hein? O ideal é testá-la no rosto, na região do maxilar, e o tom certo é aquele que ficar bem próximo à cor do pescoço!

Que tipo de maquiagem posso fazer no dia a dia?
O combo “máscara para cílios + blush + batom” é o kit salva-vidas de toda mulher no dia a dia. Você pode adicionar uma sombra marrom ou clarinha, um delineado, uma cor nos lábios e dar um toque a mais na sua make diária. Mas ó, nada impede de ousar nas cores para o dia! A maquiagem ideal é a que te faz se sentir linda, ok?

Como valorizar a pele madura com make? E nos olhos, o que é melhor usar?
A dica básica para valorizar a pele madura é não exagerar no pó compacto (o ideal é utilizar um pó solto), que pode realçar ainda mais as linhas, sempre aplicando suavemente com o pincel de dentro para fora. Já para os olhos, opte pelas sombras mais neutras e acetinadas, que não marcam tanto, e aplique camadas mais finas. Evite as sombras cintilantes, com brilho ou glitter, pois elas destacam as rugas.

Qual a melhor maquiagem para quem usa óculos?
Aposte em tons terrosos, mais claros no centro e no canto interno do olho, para aumentar o olhar. Outra maquiagem queridinha que fica super bem com óculos, é o delineado gatinho.

Quais cores de sombras são as mais indicadas para diferentes tons de pele?
Marrom, preto, dourado, cinza, rosa, azul… São tantas cores de sombras que, muitas vezes, acabamos ficando no básico mesmo (e com aquele medo de ousar). Para tons de pele negra, as mais indicadas são sombras em tons quentes, como dourado, cobre, marrons e vinhos. Já para pele branca os tons frios caem bem, como prata, azul, cinza e pinks. Porém, mais uma vez, passou um tom de make que não é "indicado" para a sua pele e se sentiu linda? Se joga!

Como disfarçar olheiras?

Contra as inimigas da aparência saudável, corretivo!

Você pode escolher o que combina melhor com a sua pele: líquido, cremoso, oil free, etc. Ao aplicar, use a técnica do triângulo invertido, com a ponta dele virada para baixo.

Qual a melhor maquiagem para pele negra?
É preciso ter cuidado para escolher o tom da base e evitar o tom acinzentado ou arroxeado. E apostar nos tons quentes garante um resultado bem bacana. Ouse no bocão vermelho e sombra dourada nos olhos!

Como fazer um olho preto esfumado?

A dica mais importante é: ESFUMAR! Tem que ter paciência, sim, e esfumar muito, já que a sombra preta marcar bastante. Outro ponto é marcar o côncavo com a sombra marrom, que vai dar profundidade ao olhar e proporcionar uma suavidade no acabamento.

Como aumentar ou diminuir o olhar com maquiagem?
O lápis na linha d’água tem o poder de aumentar ou diminuir o olhar. Depende da cor que você escolher: os rosados, beges e brancos aumentam o olhar, já os mais escuros, como preto e marrom, diminuem o olhar.