FecharX

Cabelos mais saudáveis: confira 6 erros que podem comprometer a saúde capilar

A tricologista Viviane Coutinho ensina como cuidar dos fios e do couro cabeludo corretamente



Créditos da imagem: kiuikson/shutterstock
Main destaque kiuikson
Redação
17/09/20 às 15:40
Atualizado em 17/09/20 às 15:40

Além de ser relevante para a autoestima das pessoas, o cabelo vai muito além desse fator, podendo servir inclusive como indicador do bem-estar do organismo. A falta de saúde dos fios é um alerta, por isso, é importante cuidar bem dos cabelos e estar sempre atento à vitalidade das mechas.

No dia a dia, às vezes por falta de informação ou mesmo pela rotina corrida, acabamos cometendo alguns erros que comprometem a saúde capilar. Pensando nisso, a tricologista Viviane Coutinho traz 6 deslizes bem comuns, para você não cometer mais. Confira!

 - Não higienizar o couro cabeludo

Quem nunca deu só aquela lavadinha rápida nos fios durante o banho que atire a primeira pedra! Muitas vezes a gente se preocupa em lavar os fios, mas esquecemos de levar a pele – sim, isso mesmo, o nosso couro cabeludo é pele! Portanto, devemos tomar um cuidado maior com ele porque deixar ele limpinho diminui a chance de inflamações e excesso de oleosidade.

- Água quente demais, não!

 Óbvio que os dias frios pedem por um banho bem quentinho, mas é importante lembrar que a água muito quente pode ressecar nossos fios e até mesmo prejudicar nosso couro cabeludo, podendo causar oleosidade, fungos e até mesmo futuras quedas.

- Não usar os cosméticos ideais para você

Experimentar aquele creme que a influencer indicou é muito legal, né? Mas antes de qualquer coisa, se pergunte: eu preciso disso? Ou melhor, o meu cabelo precisa disso? Usar produtos que não sejam necessários pode machucar os seus fios e danificar o seu couro cabeludo. Procure um profissional para saber exatamente do que precisa.

- Frequência de higienização

Durante o frio sempre vem aquela falta de vontade de lavar o cabelo, né? A gente vai deixando para o dia seguinte até não dar mais, mas sabia que isso pode fazer muito mal para o seu cabelo? Um dia ou outro pode te dar dias de trabalho para recuperar os fios e o couro cabeludo. Por essa razão, é preciso saber a sua rotina capilar e adequar a lavagem de acordo com o nosso tipo de cabelo, ambiente, atividades e qualquer outro produto que tenha sido colocado nele previamente.

- Dormir com cabelos molhados

É super normal tomar aquele banho de noite ou de madrugada e bater aquela preguiça de secar. Todos nós já cometemos o erro de dormir com cabelos molhados e no dia seguinte acordar com ele todo embaraçado, mas quem dera o único problema fossem os nós! Sabia que dormir com o cabelo molhado pode ocasionar a proliferação de fungos, que causam muita coceira e até queda de cabelo! É bom pensar duas vezes antes de dormir com ele molhado!

- Erros na hora de prender os cabelos

Esqueceu de prender o cabelo na academia e achou aquele elastiquinho de borracha? Não use! Alguns elásticos podem “puxar” o couro cabeludo e amarrotar o cabelo, causando nós e quebras do fio. Além disso, prender o cabelo quando estiver molhado, principalmente antes de dormir, pode ajudar na proliferação de fungos. Em caso de atividades físicas que nos façam suar, sempre lave para retirar o suor e seque antes de prender, hein?