FecharX

7 benefícios do chocolate para a saúde

Doce feito de cacau pode ser um ótimo aliado de uma vida saudável



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 204326 chocolate
O doce do cacau, além de saboroso, faz bem para saúde
Redação Sou BH
22/01/15 às 20:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:03

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Que ele é uma delícia, não há como negar. Seja branco, ao leite, amargo ou meio amargo, o chocolate é sempre bem vindo em qualquer ocasião. O que pouca gente sabe é que, além de saboroso, o doce feito de cacau é um ótimo aliado da saúde, justamente por ser feito dessa fruta que é tão rica em vitaminas. Listamos, então, sete benefícios do chocolate para a saúde. Delicie-se sem culpa!

1.  Colesterol

O consumo de chocolate amargo (com concentração de cacau acima de 70% e com pouco açúcar) pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Além disso, os antioxidantes ainda podem diminuir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.

2.  Emagrecimento

Inserido em uma alimentação balanceada, o chocolate pode ajudar a emagrecer. Rico em cafeína, o doce de cacau acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. Além disso, ele sacia. Pesquisas indicam que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar na produção do hormônio leptina, responsável por aumentar a sensação de saciedade.

3.  Saúde do coração

O chocolate tem também efeitos benéficos para o coração. De acordo com cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, a versão amarga inibe uma enzima no organismo, conhecida por elevar a pressão arterial.

4.  Raciocínio

A cafeína, presente principalmente nos chocolates amargo e meio amargo, pode estimular a memória, a concentração, a atenção e o desempenho mental. Por isso muitas pessoas consomem chocolates em dias de prova.

5.  Dores

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, ingerir chocolate pode aliviar dores. Segundo os cientistas, a distração de comer ou beber por prazer atua como um analgésico natural.

6.  Câncer

Algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que servem para proteger as células das degenerações do tumor, evitando, assim, possíveis chances do desenvolvimento de um câncer intestinal.

7.  Beleza

O chocolate, está presente também em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos, por possuir um alto poder hidratante, evitando a oxidação das células.

Mas lembre-se: aprecie com moderação.