Abertura do Minas Trend apresenta moda em P&B

Desfile inaugural contou com a presença de Carol Marra na passarela e Glória Kalil e Lilian Pacce no gargarejo

Créditos da imagem: Agência Fotosite
Na passarela, uma seleção de looks de marcas mineiras dá start à temporada outono-inverno 2015
Redação Sou BH
07/10/14 às 20:55
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Bordados, transparências, rendas, macacões, sandálias, tudo isso em preto e branco. Essas são as sugestões apontadas para a moda outono/inverno 2015 no desfile de abertura do evento de moda Minas Trend apresentado hoje (6), no Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira). O evento tem foco comercial e o objetivo de mostrar, em primeira mão, as tendências da moda no Brasil.

Continua depois da publicidade

Com abertura da atriz Letícia Sabatella lendo um poema, as modelos entraram na passarela com roupas em preto e branco inspiradas em freiras, Joana D’Arc, toreiros e usando sandálias. Segundo a jornalista e consultora de moda Glória Kalil, não há mais estações definidas porque a moda é única e globalizada. A jornalista também afirmou que “o Minas Trend contribui para o mercado da moda com uma seleção diferenciada. Minas tem uma personalidade e apresenta uma moda festa e artesanal muito particular”, afirma.

A jornalista e apresentadora do programa GNT Fashion, Lilian Pacce, endossa o pensamento de Glória Kalil. “A moda mineira se destaca pelo cuidado artesanal, pelos bordados, o acabamento e a moda festa”, diz. Sobre o Minas Trend, Lilian diz que “a cada temporada o evento ganha mais peso”.

A estilista mineira Patrícia Bonaldi, que tem suas peças expostas na entrada do evento e que começou sua carreira no Minas Trend, fala que a moda mineira tem uma característica única que é mostrada no evento. “A moda mineira tem como característica marcante o handmade, parece até um link com o barroco e o Minas Trend, por sua estrutura, consegue mostrar esse trabalho”, explica. Bonaldi produz uma moda festa na qual o bordado é a preciosidade da roupas.

A palavra preciosidade é apontada por Cássio Vital, estilista da grife Alphorria, como a que define a moda mineira. “A construção da roupa mineira e o acabamento são os diferenciais da moda daqui. Preciosismo define a moda mineira”, afirma. Para ele, o Minas Trend é um evento de negócios que aponta tendências para todo o país. “Com certeza o Minas Trend está no calendário da moda nacional pelo foco em negócios que agrega muito aos estilistas e empresários”, ressalta.

Estilista e proprietária da marca BBoucle, Bárbara Maciel, aponta o pioneirismo do evento. “Percebo que, com o Minas Trend, o estado não precisa esperar Rio de Janeiro e São Paulo ditarem a moda. A gente chega  com coragem e mostra em primeira mão o que vem por aí na moda. Essa é a missão do evento”,  explica. O designer de bolsas Rogério Lima. que está com uma exposição no evento, completa a ideia de Maciel. “O Minas Trend vem mostrando constantemente novas tendências. É o que nos diferencia, pois saímos na frente com qualidade”, diz.

Durante a FFWMAG Fashion Tour, realizada no começo desta semana, a empresária e estilista mineira Terezinha Campos afirmou que o Minas Trend é o caminho para o estilista se planejar. “O evento é relevante demais e virou um grande instrumento de planejamento. É a oportunidade do empresário de ter a confiança na compra”, conta.

Em sua passagem pela capital, na FFWMAG Fashion Tour, o diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, disse, no mesmo evento, que o Minas Trend é importante na economia da moda no país. “O evento tem um foco que é comercial e todo processo de moda é construído para o fim comercial. O Minas Trend tem relevância significativa na moda do país”, afirma.

A modelo mineira Carol Marra afirma a importância da moda daqui. “A nossa moda tem um toque artesanal que não há em nenhum lugar”, conta. “Voltar para BH e desfilar aqui, onde comecei, na passarela do Minas Trend é muito emocionante. A moda mineira é uma obra de arte”, ressalta orgulhosa.

O Minas Trend acontece no Expominas até o dia 10 de outubro de 10h às 20h.