FecharX

Acupuntura acalma a ansiedade de estudantes

Técnica chinesa milenar traz para os ansiosos mais calma na hora das provas



Créditos da imagem: Divulgação
Main 160849 acupuntura
Para relaxar para a prova, muitos estudantes fazem acupuntura
Redação Sou BH
22/01/15 às 20:51
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Calma e relaxamento são o que as pessoas que vão fazer alguma prova precisam. A acupuntura promete trazer serenidade para o candidato por meio do reequilíbrio energético. O resultado é imediato e o candidato já se levanta, depois da primeira sessão, se sentindo relaxado.

De acordo com a fisioterapeuta e acupunturista Flávia Ferreira, esta técnica chinesa milenar “consiste em aplicar agulhas em pontos específicos a fim de promover o reequilíbrio energético do indivíduo”, explica. A profissional afirma que é realizada uma entrevista com o paciente para entender a sua necessidade e criar um atendimento específico.  “Os efeitos já são sentidos desde a primeira sessão e vão se somando”, conta.

A acupuntura é muito utilizada para controle da ansiedade. “A partir da avaliação, definimos os motivos e os desequilíbrios energéticos que geraram aquela ansiedade e que tipo de sintomas a pessoa apresenta para traçar uma conduta”, esclarece. A aplicação das agulhas gera um estímulo elétrico que é enviado ao sistema nervoso central promovendo a liberação de endorfinas e neurotransmissores proporcionando ao paciente uma sensação de calma, relaxamento, prazer e bem-estar. “As pessoas passam a se sentir mais controladas e por isso mais confiantes”, analisa Flávia.

Não é necessário o uso exclusivo de agulhas no tratamento na busca do relaxamento.  “Tudo que se utiliza pra relaxar é bem vindo, então uma boa massagem, seja com as mãos ou com a pedras quentes, apresenta bons resultados”, garante Flávia.  O uso da agulha traz um efeito de descanso e alivio mais rápido.

A acupunturista diz que não há um ponto específico a ser trabalhado para o relaxamento. “A liberação de endorfinas e a serotonina, em particular, faz com que a pessoa saia da sessão com a sensação enorme de descanso e relaxamento”, diz. O que de fato acontece é que o indivíduo passa a conseguir a organizar melhor as suas tarefas. “Na verdade, o que eu sempre digo é que as coisas continuam as mesmas, mas você passa a gerenciar melhor tudo, e consegue se organizar. Dessa forma, você se sente mais confiante e seguro”, analisa.

Efeito rápido

Segundo Flávia, o efeito do tratamento é quase que instantâneo. “As pessoas já levantam da maca muito relaxadas, se sentindo muito bem e, esta sensação se mantém em equilíbrio por alguns dias”, afirma.

A acupunturista recomenda, que durante o período de provas, que causa muita ansiedade nos estudantes o espaçamento das sessões seja menor. “Quando as pessoas têm algum compromisso que gera ansiedade, por exemplo, o período de provas de vestibular, eu recomendo que esse preparo comece pelo menos duas semanas antes das datas das provas, pra que ela já esteja calma na reta final dos estudos e consiga, além de aproveitar melhor o tempo de estudos melhorando sua concentração, dormir bem e se manter descansada”, aconselha.  Flávia afirma que se pode fazer sessão de acupuntura até na véspera do exame.