FecharX

Atividades em praças e parques ajudam a relaxar

Projetos incentivam população a praticar atividades físicas em áreas verdes de Belo Horizonte



Créditos da imagem: Divulgação
Main bem estar academiacidade 2 20140814191547
Atividades nas Praças de BH
Redação Sou BH
16/10/14 às 20:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Em meio a correria do dia a dia, uma pausa para praticar atividade física ao ar livre, aproveitando a tranquilidade das áreas verdes, pode cair muito bem. Por isso, o relaxamento é um benefício que sempre é lembrado quando os assuntos são Academia da Cidade e Yoga Para Todos, projetos oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de parcerias diversas. 

Quem passeia pelos parques da capital aos domingos pela manhã, por exemplo, pode se deparar com a aula de yoga, da qual Luiz Santos, professor, 38 anos, tanto gosta de fazer. Em uma turma de 17 pessoas, ele era um dos três homens que se exercitavam no local. Santos diz que gostaria que tivesse esse tipo de iniciativa em mais locais da cidade, para que as pessoas pudessem se reunir com calma. “Faço as aulas de yoga para relaxar e entrar em contato comigo mesmo”, explica.

Fátima Macedo, presidente da Associação Mineira de Yoga – Amyoga, dá aulas nos parques da cidade há dois anos. Ela explica que a atividade reúne cerca de 20 pessoas em média, sendo a sua maioria mulheres, como Aline Ayala, moradora do bairro Prado, que conheceu o projeto no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A enfermeira, de 28 anos, levou o projeto para a vida, pesquisou sobre o assunto e agora medita também em casa. “Essa é uma ótima atividade para fazer no domingo, porque relaxa e me mantém mais tranquila durante toda a semana”, comenta Ayala.

Apaixonada por atividades físicas e culturais, Déia Tolentino, funcionária pública, de 59 anos, é uma dessas pessoas ativas e que gostam de aproveitar tudo que a cidade tem de bom para oferecer. Ela começou a praticar exercícios na academia da cidade no Renascença, bairro onde mora, há dois anos por recomendação médica. “Queria ter mais tempo disponível, principalmente à tarde, para praticar mais atividades prazerosas. Minha próxima atividade será participar de um grupo de discussão sobre livros, teatro etc.”, completa Tolentino.

A auxiliar administrativo Carla Silva, de 54 anos, admite “ser ligada no 220”. Ela faz as aulas de yoga no parque, pratica academia da cidade todos os dias e ainda dança livre e dança de salão. Moradora do centro de Belo Horizonte, Carla pratica suas caminhadas diárias no Parque Municipal. “Um dia mudei minha rota de caminhada e passei pelo local que acontece a aula de yoga. Desde então participo de todas. Sou muito agitada e animada, a atividade me ajuda na concentração, equilíbrio, agilidade, relaxamento e a ficar mais saudável. Minhas dores acabaram”, explica Silva. 

A cada fim de semana, o Yoga Para Todos ocupa espaços públicos diferentes. As aulas são oferecidas por professores voluntários da Amyoga e os alunos não tem nenhum tipo de custo para participar (apenas devem levar um colchonete ou tecido para forrar o chão).

Saiba mais sobre o projeto Yoga para Todos na Agenda do Sou BH.

Academias da Cidadea Academia da Cidade perto da sua casa.